Europol e Eurojust atacam serviços pirata de IPTV em toda a Europa

Europol e Eurojust atacam serviços pirata de IPTV em toda a Europa

13 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A agência europeia de cooperação policial Europol anunciou na passada quarta-feira o encerramento de uma plataforma ilegal de streaming de filmes e séries que operava na Suíça, onde três pessoas foram presas e oito contas bancárias foram apreendidas.

A polícia desmontou onze servidores em quatro países: Alemanha, França, Holanda e Suíça. Essa rede teria permitido a distribuição ilegal de mais de 82.000 filmes, e séries, protegidas por direitos de autor. Como parte da transacção, o site KBoxServ foi apreendido. Ele estava a promover uma box Android chamada Kbox.

“Bem-vindo ao mundo da KboxServ, a box com Android TV que permite assistir a conteúdo multimédia em alta definição na sua televisão em resoluções de até 4K ”, podia-se ler no site que agora exibe uma página inicial muito diferente, e que podemos ver abaixo.

Europol

Segundo a Unidade de Cooperação Judiciária da União Europeia, Eurojust, mais de 20.000 famílias receberam conteúdos através deste Kbox. O prejuízo para as beneficiárias foi estimado em mais de 1,9 milhões de euros. As estações americanas de TV paga, e os estúdios de cinema, alertaram as autoridades sobre a actividade de violação de direitos de autor.

Europol e Eurojust aumentam esforços para combater a violação de direitos de autor

Foi também revelado outro caso, e aqui de serviço pirata de IPTV, que teve o mesmo destino. A Eurojust anunciou que mais de 5.550 servidores foram desmontados numa dezena de países da Europa. Eles foram usados ​​para a distribuição ilegal de filmes, bem como para a televisão em directo, alem das muitas transmissões desportivas.

Os serviços de streaming online através do protocolo IPTV foram bloqueados para clientes na Itália. Eles estavam a pagar assinaturas a preços muito baixos. As autoridades italianas prenderam uma pessoa que se acredita ser a força motriz por trás dessas actividades ilícitas. Segundo a Eurojust, este negócio já teria gerado mais de 10,7 milhões de euros.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.