Europol encerra serviço de VPN com mais de 10 anos de actividade

Europol encerra serviço de VPN com mais de 10 anos de actividade

18 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Europol anunciou hoje que encerrou com sucesso os serviços, e infraestruturas do VPNLAb.net, um serviço de VPN que estava a ser utilizado por diversas actividades criminosas, como a utilização de ransomware e outras actividades criminosas.

Fundado em 2008, o VPNLab.net oferecia serviços baseados na tecnologia OpenVPN e criptografia de 2.048 bits para garantir o anonimato online a troco de 60 dólares por ano.

Segundo as autoridades, para isso ser possível, foram realizadas acções coordenadas em diversos países, como na Alemanha, Holanda, Canadá, República Checa, França, Hungria, Letónia, Ucrânia, Estados Unidos e Reino Unido.

Europol

Europol encerra os serviços da VPNLab.net

As agências de aplicação da lei apreenderam, ou pararam, os 15 servidores que hospedavam o serviço do VPNLab.net, tornando-o indisponível. A imagem que vemos acima, que foi feita usando todas as artes do Photoshop, foi trocada com informações de encerramento. A acção ocorreu sob a direcção do Gabinete Central de Polícia Criminal do Departamento de Polícia de Hanover, na Alemanha, como parte da estrutura de segurança EMPACT “Cybercrime – Attacks Against Information Systems”.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.