Europa prepara-se para forçar a Apple a adoptar o USB-C no iPhone

Europa prepara-se para forçar a Apple a adoptar o USB-C no iPhone

20 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

No próximo dia 23 de Setembro, a Comissão Europeia irá propor a sua directiva para padronizar os carregadores para dispositivos electrónicos. Esta proposta surge após uma década de debate e discussão. Depois de ter querido usar uma forma suave, que levou a maioria das fabricantes a adoptar o USB-C, agora a Europa, diante da relutância de algumas empresas, vai pelo caminho mais duro, a obrigação.

O objectivo é apenas um, o de facilitar a vida dos consumidores, obrigando as fabricantes de objectos electrónicos a disponibilizarem uma porta de carregamento universal, principalmente nos smartphones. E se hoje o USB-C tende a se democratizar e a fazer a sua chegada na grande maioria dos dispositivos, há uma marca que se recusa a cooperar: a Apple.

A empresa de Cupertino realmente não quer ver o USB-C chegar aos seus smartphone. Ela, que já deu esse passo em vários dos seus dispositivos, incluindo Macs e iPads, defende-se dizendo que exigir uma única porta de carregamento é um grande abrandamento na inovação. Hoje, a Apple usa cabos Lightning nos iPhones, e AirPods, uma tecnologia proprietária que tecnicamente é muito menos eficiente do que o USB-C.

USB-C

Mas o USB-C não será só para os smartphones

Se hoje os smartphones, e em particular os iPhones, são amplamente criticados, a directiva europeia pretende ir mais longe e afectar outros dispositivos electrónicos. Tablets, computadores, altifalantes, fones de ouvido ou mesmo câmaras serão afectados por essa mudança nos regulamentos. Esta porta única de carregamento está mais geralmente incluída no desejo da Comissão Europeia de reduzir a pegada ambiental dos seus concidadãos. Segundo ela, a cada ano 50 mil toneladas de dispositivos não utilizados vão para o lixo. Um desperdício com graves consequências para o nosso planeta. A chegada de um único porto poderia, portanto, a longo prazo, reduzir muito o nosso consumo de carregadores e, portanto, em certa medida, o nosso impacto no planeta.

Segundo os últimos rumores, a Apple teria entendido que era tarde demais para vencer essa batalha e que os próximos telefones da Apple seriam projectados com uma porta USB-C. Outras teorias mais fantasiosas anunciam que a Apple vai oferecer um iPhone sem porta de carregamento, para contornar as regulamentações europeias. Do lado de Bruxelas, a directiva proposta terá agora de ir, e vir, entre a Comissão Europeia, o Parlamento e o Conselho Europeu, a última etapa legislativa antes da sua eventual implementação.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.