Europa não quer dar luz verde da compra da iRobot pela Amazon

Europa não quer dar luz verde da compra da iRobot pela Amazon

28 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui que a Reuter havia avançado que a Europa se preparava para dar luz verde da compra da iRobot pela Amazon. No entanto parece que isso não é bem assim, já que a Comissão Europeia anunciou ontem que a essa aquisição pode restringir a concorrência.

União Europeia não confiante numa fusão entre a iRobot e Amazon

A Amazon anunciou o acordo em agosto de 2023, a meio de um aumento do escrutínio regulatório em todo o mundo sobre grandes empresas de tecnologia que adquirem rivais menores e acumulam resmas de dados que podem reforçar, ou ajudar, o seu domínio de mercado a expandir-se para outros mercados.

“A Amazon pode ter a capacidade e a motivação para expulsar os concorrentes da iRobot, implementando várias estratégias de encerramento destinadas a impedir que os concorrentes vendam aspiradores robotizados no seu próprio mercado online e/ou prejudiquem o seu acesso a ele”, afirmou a Comissão Europeia numa afirmação.

A autoridade de concorrência da UE disse que o mercado online da Amazon é um canal importante para aspiradores robôs em França, Alemanha, Itália e Espanha. Ela enviou à empresa uma comunicação com as suas preocupações. Embora tal comunicação exerça pressão sobre as empresas para que proponham medidas corretivas, também lhes dá a oportunidade de resolver melhor determinados problemas, ou mesmo de obter autorização incondicional.

A Amazon respondeu, afirmando que estava a trabalhar com a Comissão Europeia para responder às suas preocupações. “Enfrentando a intensa concorrência de outros fornecedores de aspiradores, a iRobot oferece produtos práticos e criativos. Acreditamos que a Amazon pode fornecer a uma empresa como a iRobot os recursos necessários para acelerar a inovação e investir em recursos essenciais, ao mesmo tempo que reduz os preços para os consumidores”, afirmou a empresa.

A Amazon pode solicitar uma audiência à porta fechada para apresentar os seus argumentos e, assim, esperar que a aquisição receba a tão esperada luz verde.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.