Europa multa a Google em 1,49 biliões de euros por abuso de posição dominante no AdSense

Europa multa a Google em 1,49 biliões de euros por abuso de posição dominante no AdSense

20 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Já diz o velho provérbio: Não existem duas sem três… o que prova ser imparável apenas sobre os assuntos legais da Google na Europa. A Comissão Europeia acaba de impor à Google uma terceira sanção por abuso de posição dominante, o valor da multa, desta vez, é de 1,49 biliões de euros, para factos relacionados à plataforma de publicidade AdSense para pesquisas.

Durante uma longa conferência de imprensa, Margrethe Vestager deu as principais razões para essa pesada multa:

“Entre 2006 e 2016, a Google teve um comportamento ilegal com o AdSense para pesquisas”, disse Vestager.

Segundo as palavras da Comissão, a Google é, portanto, acusada de ter restringido o uso dos serviços de exibição de publicidade contextual a concorrentes do Google AdSense, através de cláusulas contratuais que criariam um “círculo vicioso”. Como era frequentemente o caso, a Google fez alguns ajustes no início da investigação antitruste, mas esses esforços foram considerados insuficientes para superar as distorções da concorrência.

As duas multas anteriores relacionadas ao Google Shopping e as restrições da Google aos fabricantes de dispositivos móveis Android. A quantidade global de multas “europeias” da Google sobe para quase 9 biliões de euros.

A vida não parece estar fácil para o gigante das pesquisas, na Europa. 1,49 mil milhões de euros é uma quantia muito elevada, e certamente fará com a que a Google tome mais algumas medidas para evitar novas multas, no futuro.

 

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.