Europa envolve-se na compra da VMware pela Broadcom

Europa envolve-se na compra da VMware pela Broadcom

22 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Sem grandes surpresas, a aquisição da VMware pela Broadcom por 61 biliões de dólares está a ser devidamente analisada pelas autoridades antitruste europeias. A Comissão Europeia teme que esta aquisição restrinja “a concorrência no mercado de determinados componentes de hardware” (em particular placas de rede).

A comissão também julga que a Broadcom poderia encontrar-se numa posição tão forte que seria tentada a “deteriorar a interoperabilidade do software de virtualização de servidores VMware com o hardware dos seus concorrentes em benefício do seu próprio hardware e eliminar o hardware dos concorrentes impedindo-os de usar o software de virtualização de servidor da VMware ou impedindo o acesso a esse software”.

A essencial Margrethe Vestager também acredita que a inovação tecnológica no setor pode sofrer, sem falar no risco de aumento dos preços destes componentes num contexto de concorrência enfraquecida.

A perda de inovação resultaria, em particular, na retirada da VMware do projeto Monterey. Este projeto lançado em conjunto com Nvidia, Intel e AMD consiste no desenvolvimento de uma nova arquitetura de nuvem.

Bruxelas também teme que a Broadcom deixe de “oferecer software de virtualização VMware como produtos independentes, o que reduziria a escolha e poderia levar à exclusão de fornecedores de software concorrentes”.

Comissão Europeia com reticencias em relação à compra da VMware pela Broadcom

Esclarecidos estes pontos, a Comissão Europeia abre oficialmente uma investigação sobre a aquisição e as suas possíveis consequências, e aconselha a Broadcom a justificar-se o mais rapidamente possível sobre as suas reais intenções.

Como lembrete, e já que estamos falando aqui de uma aquisição de grandes dígitos, a Europa está atualmente a examinar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por 69 biliões de dólares.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.