EUA também quer vetar a aquisição da ARM por parte da NVidia

EUA também quer vetar a aquisição da ARM por parte da NVidia

4 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Há muito que deixou de ser novidade, a Nvidia quer comprar a ARM, e a concretização do negocio está pendente da aprovação das entidades competentes. E desde o momento que se soube dessa intenção, diversos obstáculos surgiram. Os parceiros da ARM estavam céticos e uma revisão abrangente do negócio está em andamento no Reino Unido. É possível vetar ou impor condições estritas, mas agora, a Federal Trade Commission (FTC) também parece estar cética nos EUA, e quer evitar essa a aquisição.

A FTC teme que a aquisição da ARM possa impedir inovações. Em última análise, as preocupações das autoridades, e dos parceiros, são semelhantes: presume-se que a Nvidia poderia mudar o foco no desenvolvimento de chips na ARM a longo prazo, de modo que eles sejam principalmente adaptados às suas necessidades. Outros parceiros como Apple, Qualcomm, Samsung e Co. sofreriam como resultado.

A FTC também está a pensar em particular nos mercados em que a Nvidia já está activa e oferece as suas próprias soluções ARM, como sistemas de assistência a drivers ou CPUs para servidores. Aqui, a Nvidia poderia obter vantagens competitivas injustas através da aquisição da ARM. Além disso, teme-se que a Nvidia possa fazer mau uso dos seus insights sobre contratos de licença. Como dona do ARM, a empresa poderia, é claro, verificar o que foi negociado com os concorrentes do chip. Dessa forma, pode-se avaliar as necessidades dos concorrentes e derivar benefícios deles, bem como criar obstáculos artificiais para os concorrentes.

Entidades não estão dispostas a aceitar a compra da ARM pela Nvidia

A Nvidia já registou que uma acção será tomada contra o processo da FTC. A fabricante mantém a afirmação de que a aquisição não prejudicará a concorrência, e que na verdade vai promover a mesma. Em última análise, a conclusão da aquisição ainda não foi finalmente evitada, mas pelo menos atrasada. Em qualquer caso, actualmente tudo parece estar longe do fim.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.