EUA emitem licença temporária à Huawei

EUA emitem licença temporária à Huawei

21 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Depois do grande reboliço dos últimos dias em torno da Huawei, e por causa da suspensão de negócios com a Google, o Departamento de Comércio dos EUA emitiu uma Licença Geral Temporária que permite “envolvimento limitado em transacções” com a Huawei e suas afiliadas. Isso significa que empresas, como a Google, podem continuar a negociar com a empresa chinesa. Esta licença tem um carácter temporário, e expira no próximo dia 18 de Agosto, ou seja, tem apenas 90 dias.

O secretário do Comércio, Wilbur Ross, comentou a decisão:

“A Licença Geral Temporária concede às operadoras tempo para tomar outras providências e o espaço do Departamento para determinar as medidas adequadas de longo prazo para os americanos e provedores de telecomunicações estrangeiros que atualmente confiam nos equipamentos da Huawei para serviços críticos. Em suma, esta licença permitirá que as operações continuem para os atuais utilizadores de telefones móveis da Huawei e redes rurais de banda larga.”

O levantamento temporário da proibição terá benefícios para todos: Huawei, clientes e fornecedores. Ontem, as manchetes não falavam de outra coisa que não fosse o facto de a Google ter abandonado o suporte a dispositivos Huawei, o que significa que os clientes perderiam o acesso à Play Store, ao Gmail e aos serviços do Google Play. Ao final do dia, a notícias pioraram, dando conta de muitos fornecedores seguiram a Google, e suspenderam as remessas para a Huawei.

Huawei licença temporária

Os clientes, Norte Americanos, com dispositivos Huawei poderão continuar a receber actualizações durante o levantamento temporário da proibição e esperamos que a Huawei consiga uma solução permanente durante este período. No entanto, se não conseguir, os utilizadores Norte Americanos, deverão estar preparados para substituir os seus dispositivos Huawei.

A solução ideal será que os EUA e a China resolvam o problema, mas se não conseguirem, o alívio temporário dará à Huawei, fornecedores e clientes mais tempo para se preparar para o futuro.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.