Novo estudo revela que videojogos promovem o bem-estar

Novo estudo revela que videojogos promovem o bem-estar

18 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Muitas vezes associados à violência e à dependência, um novo estudo vem demonstrar que os videojogos não são aquilo que muita gente afirmam ser. Um estudo recente realizado pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e retransmitida pelo site da BBC, dão conta de que os videojogos são na verdade uma óptima forma de aumentar nosso bem-estar diário.

Ao analisar os hábitos de jogo de um painel de 3.274 jogadores em Animal Crossing: New Horizons e do Plants vs Zombies, os pesquisadores chegaram a algumas conclusões surpreendentes. O líder do estudo, Professor Andrew Przybylski, explica que “se jogar Animal Crossing quatro horas por dia, todos os dias, provavelmente dirá que se sente muito mais feliz”.
Concretamente, isso não significa que jogar videojogos certamente o deixará feliz. Por outro lado, o estudo tende a confirmar que, ao contrário da crença popular, e ainda teimosa (e aos vários estudos realizados nos últimos 40 anos), eles não deixam as pessoas infelizes ou deprimidas. Uma descoberta que, no entanto, parece ser corroborada pela dimensão social de Animal Crossing e Plants vs Zombies.

Xbox Series S

Videojogos promovem o bem-estar de quem os joga

Ao contrário de estudos anteriores sobre o assunto, que se baseavam em estimativas autoavaliadas de cada jogador, esse novo estudo foi realizado em conjunto entre a Universidade de Oxford, a Nintendo e a Electronic Arts. Assim, a empresa japonesa transmitiu dados exactos (mas anónimos) do jogo de cada um dos participantes. Por sua vez, a EA foi ainda mais longe, partilhando também dados sobre o desempenho no jogo dos jogadores envolvidos no estudo, bem como os vários emoticons utilizados.

Por sua vez, os jogadores foram questionados individualmente sobre os seus sentimentos após cada sessão de jogo. Próximo passo para Andrew Przybylski e a sua equipa: recolher dados mais semelhantes para definir uma tendência em maior escala:

“Precisamos de estudar mais jogos e mais jogadores, ao longo do tempo. Poderíamos construir uma teoria sobre o bullying ou, inversamente, aprender como as pessoas constroem novas amizades”.

Como tal, se em breve lhe surgir um questionário num jogo, era boa ideia participar no mesmo.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.