Estudante que cria serviço pirata, o Seriefr.eu, condenado a pena de prisão

Estudante que cria serviço pirata, o Seriefr.eu, condenado a pena de prisão

17 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Um jovem estudante de informática, de apenas 23 anos, foi condenado esta semana pela justiça francesa a uma pena suspensa de 6 meses por ter criado o Seriefr.eu, um site de streaming para assistir ilegalmente a filmes e séries. Três cúmplices, a quem ele pagou para colocar as séries online, foram condenados pelo tribunal criminal de Besançon a 2.000 euros de multa suspensa.

Administrador do Seriefr.eu condenado a pena de prisão

Em Novembro passado, durante a primeira audiência, a promotora Margaret Parietti solicitou 8 meses de prisão de pena suspensa para o aluno do Master 2 em ciência da computação e robótica, responsável pela comissão de todos os factos alegado. Filho de um pedreiro, criou o Serieseu.fr em 2016 e listou mais de 29.000 episódios de 479 séries diferentes. Todo esse conteúdo era ilegal, já que naturalmente, o estudante não possuía os direitos de transmissão.

"Em 2014, criei um site de hospedagem de vídeos caseiros, o Speedvid, sem a ideia de piratear séries", disse o jovem. Para aumentar o tráfego no Speedvid, pago pela publicidade, ele abriu uma rede de outros sites que permitiam aos utilizadores assistir a vídeos, mas também colocar episódios online mediante remuneração. Assim, ele pagou até 10.000 euros a três colaboradores que apareceram ao seu lado, um agente imobiliário de 22 anos e dois cientistas da computação com idades entre os 24 e 37 anos, atraídos por dinheiro fácil.

O Serieseu.fr foi financiado por publicidade, como quase todos os sites piratas. No total, o aluno recebeu quase 200.000 euros em receita publicitária, quase inteiramente reinvestida na operação da sua rede de sites. Os investigadores também encontraram cerca de 30.000 euros em criptomoedas.

Por sua vez, os beneficiários avaliam os seus danos em várias centenas de milhares de euros.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.