Estará o mercado preparado para os smartphones de ecrã flexível?

Estará o mercado preparado para os smartphones de ecrã flexível?

14 Agosto, 2021 0 Por Joel Pinto

Recentemente a Samsung anunciou aquela que é a terceira geração do Galaxy Fold e a segunda geração do Galaxy Flip, com o Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3. Alem disso, existem diversas indicações de que a Xiaomi também se prepara para revelar o seu smartphones com ecrã flexível, e mais recentemente falou-se de um suposto Google Pixel Fold. Mas será que é isso que o mercado precisa?

Já tive a oportunidade de testar todos os equipamentos com ecrã flexível da Samsung, incluindo os novos Z Flip3 e Z Fold3 (também já testei os da Huawei), e sinceramente não me parece que este seja o momento deles. A verdade é que os novos equipamentos da Samsung já revelam grandes melhorias se comparado com os seus antecessores. No entanto, ainda são telefones demasiado "grossos" e desconfortáveis de transportar no bolso... e a meu ver, se não dá para transportar no bolso das calças, não acrescentam valor.

O Galaxy Z Flip3 é de todos os smartphones com esse tipo de ecrã, que mais perto está daquilo que se quer de um smartphone: leve, fácil de transportar, e com bom desempenho. Ainda assim, é muito mais grosso que os telefones convencionais, e por isso, desconfortável.

ecrã flexível
Samsung Galaxy Z Flip3

Chegou o momento dos smartphones com ecrã flexível vingarem?

Em Portugal, estamos em pleno verão, onde habitualmente andamos com roupas leves... calções, t-shirt e ténis ou uns simples chinelos. E como transportar esses smartphones? Não temos como, a não ser que usemos uma mala de cintura (ou de ombro), e que eu não sou grande fã.

No inverno usamos mais roupa, provavelmente um casaco, e nesse caso costumamos ter bolsos maiores e nessa altura não temos problemas, mas quando não temos esses "bolsos grandes" como transportamos esses equipamentos?

Acho que as fabricantes estão no caminho certo, mas ainda precisam de reduzir um pouco a espessura, e o peso, desses equipamentos, porque até lá, desconfio que vão ser equipamentos de nichos e as vendas não vão ser iguais a um equipamento "regular".

Qual a sua opinião sobre esses equipamentos com ecrã flexível? Tem algum interesse da sua parte, ou tal como eu ainda acha que são demasiado grossos e como tal, difíceis de transportar? Já teve a oportunidade de testar algum smartphone com ecrã flexível? Deixe-nos saber tudo, deixando o seu comentário abaixo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.