Estados Unidos querem banir permanentemente as vendas de produtos da Huawei e da ZTE
15 Outubro, 2022Quando tudo parece ter chegada ao um ponto em que a tendência era aliviar as sanções, acaba de chegar um duro golpe para as marcas chinesas e, em particular, para a Huawei, que teve uma série de deceções nos últimos 3 anos e meio, por parte dos Estados Unidos.
Segundo está a ser avançado pela Reuters, a FCC está prestes a proibir novos equipamentos de telecomunicações da Huawei ou ZTE em solo norte-americano. Isso significa que a entidade das telecomunicações norte-americana vai rejeitar qualquer pedido de aprovação para comercializar novos produtos, e mais uma vez por “razões de segurança nacional”.
Foi a própria presidente da FCC que emitiu uma proposta para banir qualquer novo equipamento da Huawei, e da ZTE, do solo americano. Num documento intitulado “Proteção contra ameaças à segurança nacional para a cadeia de fornecimento de comunicações através do programa de autorização de equipamentos”, ficamos a saber que as duas empresas chinesas ainda estão na mira das instituições americanas e que as coisas tomaram precisamente o caminho oposto que todos esperavam.
Lembre-se de que em 2021, Joe Biden já havia implementado uma lei que proíbe empresas consideradas ameaças à segurança americana de receber novas licenças de órgãos reguladores. Se durante algum tempo acreditou-se que os Estados Unidos finalmente relaxariam as sanções contra a Huawei, esse não é o caso, e agora eles estão a colocar mais sanções, que não permitem exceções… ou seja, ainda pior do que estava anteriormente.
Huawei continua em maus lençóis nos Estados Unidos
Esta restrição surge no momento em que se diz que a empresa chinesa encontrou uma solução para contornar as restrições impostas pelos Estados Unidos. Ao passar por uma startup chamada PXW, que é chefiada por um ex-executivo da empresa chinesa, a Huawei poderia ter escapado dessas sanções. Não há dúvida de que, se as novas medidas da FCC forem adotadas, a gigante da telefonia poderá ter dificuldade em contornar qualquer coisa.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.