Estados Unidos dão ordem de expulsão à China Telecom

Estados Unidos dão ordem de expulsão à China Telecom

27 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

A FCC, que é o regulador das comunicações dos Estados Unidos, o equivalente à ANCOM em Portugal, emitiu uma ordem de expulsão à China Telecom do seu mercado, e as razões invocadas, mais uma vez, apontam para a segurança nacional. Assim, os responsáveis pela China Telecom foram notificados que têm 60 dias para deixar de fornecer os seus serviços nos Estados Unidos.

Este é o mais recente caso onde os Estados Unidos invocam preocupações com a segurança nacional, e dão conta de que existem muitos riscos de que Pequim possa utilizar essa empresa para espiar os locais, ou comprometer as suas telecomunicações.

Depois de Donald Trump começar todo este processo, que fez da Huawei um efeito colateral, Joe Biden parece seguir as suas pisadas, e não parece baixar a guarda. Alem disso, a China Telecom já fazia parte das empresas na lista negra dos EUA desde 2019, mas só agora decidiu revogar as suas licenças. E tal como a China Telecom, a China Unicom faz parte dessa lista negra, e anteriormente já tinha obtido licenças de operação no mercado Norte Americano.

China Telecom

China Telecom banida dos EUA

Alem disso, a FCC revelou que já havia rejeitado um pedido de licença de outra operadora Chinesa, na ocasião a China Mobile:

“A propriedade e o controlo da China Telecom Americas pelo Governo chinês aumenta os riscos para a segurança nacional” revelou a FCC.

Resumindo, esta guerra comercial entre os EUA e a China ainda está para durar.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.