Estados Unidos querem seguir a Europa na questão do carregador único

Estados Unidos querem seguir a Europa na questão do carregador único

21 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A recente decisão das autoridades europeias de impor um carregador único em (quase) todos os dispositivos móveis parece ter dado algumas ideias. Do outro lado do Atlântico, o campo democrata agora apela para o Departamento de Comércio; vários senadores estão agora a pedir aos Estados Unidos que sigam os passos do Velho Continente, forçando as fabricantes a concordarem com um carregador único.

Esta é uma reacção directa à decisão da União Europeia. Recentemente, a instituição decidiu que todos os fabricantes deveriam utilizar uma porta de carregamento comum nos seus dispositivos móveis, nomeadamente o USB-C, a partir do outono de 2024.

Com esta decisão, a UE joga em duas frentes ao mesmo tempo. Primeiro, procura descompartimentalizar o ecossistema digital para facilitar a vida dos clientes, que hoje precisam de fazer malabarismos com uma infinidade de cabos diferentes para carregar os seus dispositivos. Esta medida tem também uma componente ecológica; visa reduzir a quantidade de lixo electrónico gerado pela proliferação de padrões.

"A Europa mostrou sabedoria e agiu no interesse público ao enfrentar poderosas empresas de tecnologia nessa questão ambiental e de consumo", disseram os senadores numa carta divulgada na passada quinta-feira. “Os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo”, sugerem eles.

Esta decisão marcou o fim de uma longa disputa, em particular com a Apple, que está muito ligada à sua porta Lightning proprietária. A empresa havia feito de tudo para evitar essa decisão. Em 2020, o seu porta-voz explicou que esse regulamento “sufocaria a inovação em vez de incentivá-la e prejudicaria os consumidores na Europa”.

A Apple acabou por não ganhar o caso e terá de cumprir este novo padrão na Europa. Alguns esperavam que os legisladores dos EUA apoiassem esse campeão nacional de Big Tech; mas para os democratas americanos, os argumentos apresentados pela Europa sobre o carregador único são simplesmente de bom senso.

carregador único

Estados Unidos também querem adoptar o carregador único

“Ano após ano, os americanos empilham carregadores desactualizados em aterros sanitários enquanto damos cada vez mais dinheiro às grandes empresas de tecnologia para produzir novos”, diz o senador Ed Markey em um comunicado.

No seu documento, os senadores não especificam que tipo de porta deve ser adoptada. Também deve ser lembrado que este é apenas um rascunho, e ainda não um projecto de lei oficial. Por outro lado, caso essa proposta ganhe força suficiente para se transformar num projeto de lei concreto, é uma aposta segura que o Tio Sam também irá apostar no USB-C.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.