Estados Unidos vão aliviar o embargo tecnológico à Huawei
21 Setembro, 2022Teremos uma Huawei novamente em grande forma e com tudo aquilo que de bom nos habituou? A empresa está atualmente a ser afetada por um embargo tecnológico americano desde 2019, um embargo decidido pelo governo Trump e renovado durante o mandato de Biden, que levou a Huawei a mergulhar rapidamente no ranking das maiores fabricantes de smartphones.
O gigante asiático, outrora havia prometido uma posição de liderança, e atualmente já não está nem no top 5 do mundo. Na verdade, a Huawei não pode mais utilizar os serviços da Google nos seus smartphones, enquanto os modems 5G da Qualcomm agora lhes estão inacessíveis… e vender telefones de ultima geração sem 5G, não é nada fácil.
No entanto, nem tudo pode estar perdido para a Huawei, uma vez que a Bloomberg está a avançar que a agência do Departamento de Comércio Americano, dedicada à Indústria e Segurança, autorizou novamente a Huawei a negociar com empresas americanas… mas apenas dentro de estruturas muito específicas que ainda precisam de ser definidas.
Huawei poderá voltar a negociar com empresas americanas em alguns segmentos
Esta mudança radical de estratégia seria motivada por uma tomada de consciência da administração americana, tendo esta última percebido que o embargo às grandes empresas chinesas (a ZTE também está neste molho) estava a obrigar a China a adotar padrões fortes em vários sectores tecnológicos (processadores em particular ).
Uma reabertura “controlada” do mercado permitiria desacelerar esse crescimento e reinstalar as tecnologias americanas no centro dos produtos chineses.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.