Estados Unidos: Novo decreto para competir com a China na produção de chips e processadores
26 Agosto, 2022Joe Biden, o actual presidente dos Estados Unidos, assinou ontem uma ordem executiva para reviver a produção de semicondutores, através de um pacote de doações de mais de 52,7 biliões de dólares.
No texto, aprovado em Julho pelo Congresso, e promulgado no início do mês pelo Chefe de Estado, visa promover o investimento, e o desenvolvimento, de pesquisas para competir com a China num contexto persistente de escassez de semicondutores. A nova lei prevê um crédito fiscal de investimento de 25% para fábricas de chips, num valor total estimado em 24 biliões de dólares.
O Departamento de Comércio deve conceder financiamento. A data em que esses recursos estarão disponíveis, e os prazos para o seu desembolso, ainda não foram conhecidos.
A ordem executiva estabelece seis prioridades para a implementação da lei e cria um conselho de 16 membros que será co-presidido pelo director do Conselho Económico Nacional da Casa Branca, o conselheiro de segurança nacional e o director interino do Escritório.
Estados Unidos pretendem construir mais chips e processadores
“Vamos agir o mais rápido possível para implantar esses fundos, ao mesmo tempo em que garantimos tempo adequado para concluir a devida diligência”, disse a secretária de Comércio, Gina Raimondo, em comunicado. “Este programa pretende ser um investimento na segurança económica, e nacional, de longo prazo dos Estados Unidos e tomaremos as medidas necessárias para garantir o seu sucesso”.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.