Estados Unidos vs. Billie Holiday estreia hoje na televisão em Portugal
19 Fevereiro, 2022Estados Unidos vs. Billie Holiday às 21h30 no TVCine Top
Durante a maior parte da sua carreira, Billie Holiday foi adorada por fãs de todo o mundo. Mas, na década de 40, Holiday foi também alvo de uma perseguição implacável pelas autoridades americanas, numa tentativa de a impedirem de cantar a balada de protesto “Strange Fruit”. Retratando as batalhas pessoais da cantora e a realidade da discriminação racial nos EUA, Estados Unidos vs. Billie Holiday acompanha a vida desta figura maior do jazz, interpretada por Andra Day num papel que lhe valeu um Globo de Ouro e uma nomeação para o Óscar de Melhor Atriz em 2021. A estreia desta aclamada biografia na televisão portuguesa está marcada para hoje, dia 19 de Fevereiro, sábado, às 21h30, em exclusivo no TVCine Top.
Em plena era de segregação racial nos EUA, Billie Holiday era uma artista de sucesso no mundo do jazz. Contudo, a infância traumática e os obstáculos que enfrentou cedo a conduziram ao alcoolismo e à dependência da heroína. Em 1937, o Senado recusa aprovar um projeto de lei para proibir o linchamento de afro-americanos. Em resposta, Billie Holiday começa a incluir no seu reportório “Strange Fruit”, uma canção que se tornaria um hino dos movimentos pelos direitos humanos. Esse facto, e a criminalização do uso de estupefacientes, fizeram com que Holiday fosse um dos primeiros alvos do Departamento Federal de Narcóticos, no âmbito de um esforço crescente para escalar e racializar a guerra contra as drogas. A operação secreta foi liderada pelo agente federal negro Jimmy Fletcher, com quem teve um caso tumultuoso.
Da autoria de Lee Daniels, o realizador de Precious e O Mordomo, e com argumento de Suzan-Lori Parks, a primeira escritora afro-americana a vencer um Prémio Pulitzer de Teatro, Estados Unidos vs. Billie Holiday apresenta com frontalidade a vida complicada e irreprimível de um ícone musical. Andra Day, cantora e compositora previamente nomeada para os Grammys, surge como a grande revelação de um filme que conta ainda com Trevante Rhodes (Moonlight), Natasha Lyonne, Garrett Hedlund e Leslie Jordan.
Se quiser, pode assistir ao trailer do filme aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.