Foi estabelecido um novo recorde de largura de banda
14 Outubro, 2022A rede americana ESnet, que pertence ao Departamento de Energia dos EUA, bateu o seu próprio recorde de largura de banda. Há alguns dias, a empresa atingiu a velocidade impressionante de 46 Terabits por segundo, uma largura de banda monstruosa que alimenta principalmente supercomputadores e laboratórios científicos avançados.
É claro que isso está bem acima do que a rede de fibra das operadoras americanas oferecem, esta última não ultrapassando 5 a 8 Gb por segundo.
Este recorde de largura de banda foi obtido com a última versão da rede, ESnet6, que permite que cada filial transfira entre 400 Gigabits e 1 Terabit por segundo. Observe que estamos a falar aqui de largura de banda (“a capacidade de”) e não de velocidade de transferência.
O recorde de transferência de dados mais rápida é do NCIT (laboratório japonês), com velocidade superior a 1 Petabit/s.
ESnet bate o recorde de largura de banda
A Esnet cobre todo o território americano através de uma rede de 20.000 quilómetros de fibra ótica, e destina-se apenas ao setor de pesquisa avançada (NASA, MIT, Berkeley, supercomputadores meteorológicos, computação quântica etc.), um setor cada vez mais intensivo em dados setor. Alem disso, a versão ESnet6 da rede foi projetada em colaboração com a AMD para a parte de arquitetura de hardware.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.