Espanha quer forçar as plataformas de streaming a publicar as audiências

Espanha quer forçar as plataformas de streaming a publicar as audiências

28 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

O governo espanhol apresentou um projeto de lei que visa fortalecer o setor audiovisual, priorizando produções independentes, nacionais e europeias de filmes e séries e obrigando plataformas de streaming como a Netflix a publicar as suas audiências.

Este texto "pretende fortalecer toda a cadeia de valor do tecido criativo e industrial" do sector, e prevê que "as verbas destinadas às ofertas de ajudas serão maioritariamente destinadas a produções independentes", anunciou o Ministério da Cultura. Esta reforma também prevê que 35% dos fundos de ajuda sejam reservados para as mulheres, e que os filmes em línguas regionais espanholas também sejam elegíveis para esta ajuda nacional.

O governo também quer que as plataformas de streaming comuniquem os seus dados de audiência de cada obra, da mesma forma que acontece com os cinemas. Até agora, as plataformas globais permaneceram muito discretas sobre os detalhes dos seus públicos. No entanto, a Netflix às vezes dá alguns números, mas permanece muito vago no geral.

Se este texto for aprovado pelo Parlamento, as quotas mínimas de exibição nos cinemas cairão de 25% para 20% para filmes espanhóis e europeus, incluindo pela primeira vez filmes latino-americanos e dirigidos por mulheres dessas quotas.

Governo Espanhol quer conhecer os números das plataformas de streaming

A Espanha, cujas paisagens ocidentais atraíram Hollywood na década de 1960, é cada vez mais popular com plataformas de produção em série, que hoje geram quase 10.000 empregos, segundo o governo. Esta tem como objetivo aumentar a produção audiovisual no seu território em 30% até 2025, de modo a tornar o país um hub do setor na Europa, com fundos europeus do megaplano de recuperação pós-pandemia. Recentemente, a Netflix a ampliou sua capacidade de produção escolhendo justamente a Espanha.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.