Escassez da PlayStation 5 e Xbox Series X vai durar até meados de 2022

Escassez da PlayStation 5 e Xbox Series X vai durar até meados de 2022

3 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

A Foxconn, uma das principais fabricantes mundiais de chips, falou sobre o actual problema que está a gerar a escassez de componentes. A mesma revela que o retorno à situação normal não é esperado para acontecer antes de meados de 2022... na melhor das hipóteses.

Se aguarda pacientemente para ver uma PlayStation 5 na prateleira de uma loja, para a poder comprar, terá que ter mais alguma paciência. Se o retorno das acções deveria ocorrer na primavera de 2021, como um primeiro passo, o CEO da Foxconn deixou claro que a situação não melhorará tão rapidamente.

Embora a empresa já esteja a operar com um fluxo extremamente apertado, desde o lançamento das consolas de última geração  a duração da pandemia piora a situação a tal ponto que um retorno à situação normal não vai mesmo acontecer antes do segundo trimestre de 2022, e isso se a situação actual melhorar drasticamente.

A declaração da Foxconn é um "murro no estômago" para os grandes nomes da tecnologia, como a Microsoft, Sony, Google e Apple. Para piorar as coisas, o mercado de consolas domésticas não é a principal prioridade da AMD.

Foxconn

Foxconn garante que a escassez vai continuar até meados de 2022

Diante da escassez, a empresa deve fazer uma escolha estratégica perante os seus clientes, e fornecedores. Por um lado, as consolas cujos os chips são vendidos com uma margem muito baixa, por outro lado, CPUs e GPUs topo de gama que são muito mais lucrativos.

Mas não é apenas a Foxconn que está a sofrer as consequências da pandemia. Outra fabricante de chips, a Samsung, admitiu a alta probabilidade de adiar o lançamento do seu novo Galaxy Note, também devido à falta de semicondutores.

Deve-se notar também que muitos outros sectores dependentes de semicondutores estão a sofrer todo o impacto da crise. Com a electrónica presente em muitos sectores, seja em linhas de produção ou produtos acabados, grande parte da indústria de tecnologia está sob pressão. Pode-se citar, por exemplo, a indústria automobilística, que também é extremamente gananciosa em componentes de todos os tipos.

Por fim, é importante destacar que, no estado actual das coisas, as fabricantes só podem esperar sem a menor certeza que uma situação mais confortável será retomada em meados de 2022. Incidentes como o bloqueio do Canal de Suez, uma nova onda da epidemia que leve ao prolongamento do confinamento, correm o risco de atrasar a devolução dos estoques.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.