ES File Explorer novamente em polémica e é banido da Play Store

ES File Explorer novamente em polémica e é banido da Play Store

29 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

O ES File Explorer é uma aplicação muito popular entre os utilizadores de smartphones Android. Lembro-me de usar essa aplicação há mais de 4 anos, e simplesmente porque considero-a o melhor file explorer para o sistema da Google. No entanto, parece que nem tudo vai bem, e a app viu-se embrulhada num novo “escândalo”.

Para quem nos segue diariamente, sabe que a DO Global viu grande parte das suas aplicações serem banidas da loja da aplicações da Google, pois falei sobre isso aqui. Algumas aplicações da empresa chinesa DO Global agiam de forma abusiva e fazia com que os utilizadores clicassem, quase automaticamente, nos diversos anúncios dentro da aplicação, para gerar avultadas receitas para a empresa, e como é óbvio, de forma fraudulenta.

É por isso que a Google já removeu muitas aplicações da DO Global da sua loja, e agora o ES File Explorer foi por arrasto. Na Play Store, a aplicação listava recentemente a “ES Global” como o seu desenvolvedor, mas por trás disso estava a Du Global – uma divisão da DO Global. Embora nem a Google nem a DO Global tenham comentado sobre a remoção do ES File Explorer da Play Store, é óbvio que poderia haver uma ligação com os incidentes revelados.

Por exemplo, a conta do desenvolvedor ES Global foi suspensa na Play Store como um todo. Também não é a primeira vez que o ES File Explorer causa controvérsia: há algum tempo, a aplicação foi distribuída com o boot de carregamento do adware. Mais tarde, eles também usaram a versão gratuita para anunciar uma versão pro.

Uma vez que já tem um histórico muito famoso, pela piores razões, na Play Store, nada garante que a aplicação consiga voltar à loja de aplicações da Google. E se tal como eu, usava a aplicação, talvez seja uma boa altura para procurar uma alternativa.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.