Grande parte da equipa do ChatGPT pode abandonar a empresa
21 Novembro, 2023Não, a OpenAI, a empresa por trás do famoso ChatGPT não está em vias de despedir grande parte dos seus funcionários, e tudo é muito mais complicado do que aquilo que parece. Recentemente revelamos aqui que Sam Altman havia sido despedido, ele que era o CEO da OpenAI, e esse parece ter sido um movimento que não agradou muito aos funcionários da empresa.
Funcionários do ChatGPT preparam saída em massa da empresa
Para colmatar o despedimento de Sam Altman a empresa contratou um ex-CEO do Twitch. No entanto, o despedimento de Altman espalhou uma grande onda de choque por toda a empresa e por todo o setor, e muitos funcionários anunciaram que poderiam abandonar a empresa caso o ex-responsável máximo não voltasse ao seu cargo.
O grande problema? não demorou muito para Altman encontrar um novo emprego, já que ele e Greg Brockman, ex-presidente da OpenAI, ingressaram nos quadros da Microsoft para liderar uma nova equipa de pesquisa de IA. Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou essa mudança em seu perfil X.
Agora, e sem possibilidade de retorno ao OpenAI, muitos funcionários da empresa preparam-se para entregar a sua carta de demissão ao novo administrador da empresa… e isso poderá ser um grande revés para a empresa, já que alem de perder os funcionários e ter de formar novos especialistas, terá de lidar com o facto de que a sua força de trabalho se poderá mudar para a Microsoft, levando para esta ultima todo o Know-how da empresa.
A verdade é que atualmente o ChatGPT parece ser a inteligência artificial mais avançada do mercado, e se os seus “criadores” levarem todo o seu conhecimento para a Microsoft, os dias da OpenAI como líder no setor, poderão ter os dias contados.
Se juntarmos a isso, a recente confirmação de Greg Brockman de que mais funcionários da OpenAI se irão juntar a ele na Microsoft… torna a situação da OpenAI muito complicada. Será que a Microsoft vai fazer um “assalto” aos funcionários do ChatGPT? Na verdade parece que o mesmo já está em andamento.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.