Epson acusada de “obsolescência planeada” em algumas das suas impressoras

Epson acusada de “obsolescência planeada” em algumas das suas impressoras

11 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

As impressoras de jacto de tinta já são irritantes o suficiente, já que o preço da tinta de reposição chega a custar centenas de euros o litro. Mas alguns utilizadores estão a começar a perceber outro aspecto frustrante de certas impressoras da Epson, que podem fazê-las deixar de funcionar.

Informações recentes dão conta de um recurso relativamente desconhecido, e pouco atraente, de algumas impressoras da Epson. É que alguns utilizadores começaram a receber avisos repentinos das suas impressoras. O aviso diz que a impressora chegou ao fim da sua vida útil e não funcionará mais a menos que seja reparada.

Claro, pode ser fácil chegar à conclusão de que se trata da famosa “obsolescência planeada”. No entanto, o raciocínio para o aviso, e o bloqueio repentino das impressoras da Epson, é realmente bastante legítimo.

A razão pela qual isso acontece é devido a um recurso de segurança dentro da própria impressora. Existem almofadas que a Epson usa dentro das impressoras para capturar, e armazenar, o excesso de tinta que sai dos jactos de tinta. Com o tempo, essas almofadas ficam encharcadas de tinta e tornam-se menos eficazes. Assim, quando as impressoras atingem esse ponto específico, a Epson mostra o seu aviso e torna as impressoras inúteis até que as almofadas sejam substituídas.

Essas almofadas de tinta internas fornecem um serviço inestimável. Eles protegem contra derramamentos de tinta desagradáveis ​​que podem causar sério danos, e permanentes, à impressora. A questão aqui é que a Epson não é muito transparente sobre a necessidade de substituir essa peça.

Quando se compra uma impressora, provavelmente espera que ela funcione desde que tenha tinta e nada esteja estragado, ninguém imagina que tem de fazer manutenção regular numa impressora como fazemos, por exemplo, com um carro. E essa situação nem está explicita no manual de utilizador.

Epson

Epson necessita de ser mais transparente com os seus clientes

No entanto, se for ao site da Epson, a empresa oferece algumas soluções para resolver essas questões. A empresa faz referência a um programa de impressora (mostrado acima) que os utilizadores do Windows podem usar para substituir a mensagem e fazer com que impressora volte a funcionar. Mas essa situação só pode ser utilizada uma vez, e só colocará a impressora online temporariamente.

Essencialmente, a empresa quer que compre uma nova impressora ou vá a um dos seus centros de serviço para resolver a questão.

O pessoal do Fight to Repair confirmou que essa situação problema afecta as impressoras Epson L360, L130, L220, L310 e L365, mas há grande possibilidade disse afectar outros modelos. E embora a Epson ofereça um kit de manutenção para substituir as ditas almofadas em alguns dos seus modelos de alto uso, não há kit disponível como esse para as suas impressoras de consumo.

Seria bom ver a Epson ser um pouco mais proactiva em notificar os seus clientes sobre esse potencial obstáculo de alto uso.

E também não vemos nenhuma razão pela qual a empresa não ofereça um kit de manutenção ao consumidor para substituir as almofadas de tinta usadas.

No final das contas, a Epson está simplesmente sofrendo de um problema de transparência. E é difícil acreditar que não seja por design, especialmente quando a página de suporte da empresa está constantemente sugerindo que os usuários apenas “comprem uma nova impressora”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.