Epic Games acusa Google de proibir OEMs de pré-instalar o Fornite nos seus telefones

Epic Games acusa Google de proibir OEMs de pré-instalar o Fornite nos seus telefones

15 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

A Epic Games arranjou forma de contornar as redes da Play Store e da App Store, e o resultado final é que o Fortnite foi banido das lojas do Android e do iOS. Quase de imediato, a Epic entrou com uma acção judicial contra a Apple, e contra a Google, informando que os dois grupos têm práticas anticompetitivas nas suas lojas. No entanto, na sua queixa, a Epic Games vai um pouco mais longe, e diz que a Google proibiu a Oneplus e a LG de pré-instalar o Fortnite nos seus equipamentos.

Um acordo foi feito entre a Epic Games e a OnePlus para que o instalador do Fortnite fosse pré-instalado nos smartphones da fabricante para que os jogadores pudessem jogar mais rapidamente. Esta pré-instalação é especialmente interessante para a Epic Games, já que Fortnite não passaria pela Play Store, e como tal não teria de pagar a comissão de 30%, à Google, no caso de uma compra dentro do jogo. Na verdade, tudo passava a ser gerido pelo sistema de pagamento da Epic, não com o da Google.

Fortnite Oneplus LG

LG e Oneplus proibidos pela Google de pré-instalar o Fortnite

Mas a polémica agora surge porque a Google disse não. O grupo proibiu a Epic Games e a OnePlus de implementar o acordo globalmente; só poderia ser aplicado na Índia. O gigante das pesquisas informou a OnePlus que estaria preocupada com o instalador da Epic Games porque ele pode instalar e actualizar outros jogos com uma instalação silenciosa, ignorando a Play Store.

No entanto, a OnePlus não é o única fabricante a ter sido “intimidada”, já que a LG também tinha um acordo semelhante e levou com um bloqueio, tal e qual a fabricante chinesa.

Este assunto ainda vai fazer correr muita tinta, e desconfio que a Epic Games vai ganhar muitos aliados durante as próximas semanas, e o primeiro desses alias já se revelou, o Spotify.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.