Entusiasmado com o carregamento rápido, acima dos 100W? Não devia
17 Julho, 2020Recentemente falamos aqui que a IQOO anunciou a sua tecnologia de carregamento rápido de 120W, e o mesmo aconteceu com a OPPO que revelou a sua tecnologia de carregamento rápido de 125W, que basicamente promete carregar uma bateria, de smartphones, com 4000mAh, em apenas 15 minutos.
Isso é no mínimo impressionante, mas fique a saber que essa velocidade de carregamento tem efeitos secundários, nomeadamente na bateria do equipamento. Segundo está a ser revelado, a capacidade da bateria cai para 80% após 800 ciclos de carga/descarga.
Segundo está a ser revelado pelo pelo pessoal do AndroidAutority, essa informação foi disponibilizada pela Oppo. Portanto, se carregar o seu smartphone todos os dias, poderá ter de contar com um orçamento suplementar para substituir a bateria do seu equipamento pouco mais de dois anos após a sua aquisição. Isso significa ainda, que este carregamento rápido terá um preço muito alto para todos aqueles que usam os seus dispositivos durante longos períodos de tempo, e que carregam os seus equipamentos mais do que uma vez por dia. Ou seja, quando mais vezes carregar a bateria com essa tecnologia, mais depressa terá de trocar a bateria do seu equipamento.
Carregamento rápido reduz a vida útil das baterias
E se é daqueles utilizadores que habitualmente compra equipamentos em segunda mão, então terá de ter um especial cuidado, pois as baterias poderão chegar com capacidades bem abaixo do que é revelado pela fabricante.
Mesmo com o carregamento rápido de 65 watts, a capacidade da bateria diminui a longo prazo. No entanto, segundo a Oppo, ao fim dos mesmos 800 ciclos de carga/descarga, a capacidade da bateria desce para os 91%. Não me parece tão grave, mas ainda assim é significativo.
As informações da Oppo também revelam que as actuais tecnologias de carregamento rápido estão a atingir os seus limites. Se as fabricantes forem ainda mais longe com a velocidade de carregamento, certamente a capacidade da bateria diminuiria ainda mais drasticamente, com o decorrer do seu uso.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.