Um novo emulador já permite executar jogos da Nintendo Switch no Android

Um novo emulador já permite executar jogos da Nintendo Switch no Android

4 Setembro, 2020 1 Por Joel Pinto

Actualmente existe um emulador da Nintendo Switch, o Yuzu, mas esse emulador apenas funciona no PC. No entanto, aqueles que tinham o desejo de jogar aos jogos da Switch no Android, vão ficar felizes ao saber que já existe um emulador para o sistema operativo da Google.

Como deve imaginar, não vai encontrar essa aplicação na Play Store, mas sim em lojas de terceiros, mas esse não é a principal preocupação, já que para ele funcionar será necessário ter um smartphone potente, como os Snapdragon 855, ou superior, ou até mesmo o Snapdragon 765G. E se isso também não é um problema para si, fique a saber que o emulador em questão usa um controlador proprietário, o GameSir X2, que custa $99,99, que é metade do preço de uma Switch Lite. Esse controlador é ligado ao smartphone através da Porta USB do tipo C, os jogos da Switch funcionam perfeitamente.

O vídeo que podemos ver abaixo mostra como jogos como Pokémon Sword/Shield, The Legend of Zelda: Link's Awakening ou Super Mario Odyssey funcionam sem qualquer tipo de problema.

GameSir X2 conta com um emulador da Nintendo Switch para Android

Para fazer o vídeo que vemos acima, foi usado um Realme X50 Pro 5G, um equipamento recente, e que é equipado pelo Snapdragon 865.

A origem deste emulador permanece desconhecida, alguns utilizadores estão convencidos de que o emulador foi desenvolvido secretamente pela equipa do controlador GameSir X2, justamente para promovê-lo. Uma teoria que até ao momento não foi confirmada, e que talvez nunca o venha a ser, pelo menos se quiser evitar problemas legais com a Nintendo.

De qualquer forma, podemos facilmente imaginar que a Nintendo tenha uma visão muito negativa desta aplicação dedicada, e não seria de estranhar que a empresa Japonesa fizesse um ataque serrado ao mesmo já nos próximos dias.

É que para quem não sabe, desde meados dos anos 2000, a Nintendo já fechou dezenas de sites que permitia aos utilizadores descarregar ilegalmente Roms das suas consolas, e desconfio que este GameSir X2 vai ter o mesmo destino.