Oficial: Elon Musk desiste da compra do Twitter e vem aí uma batalha nos tribunais

Oficial: Elon Musk desiste da compra do Twitter e vem aí uma batalha nos tribunais

9 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Tal como já tinha revelado ontem por volta desta hora, e mais tarde veio a confirmar-se: Elon Musk desistiu do processo de aquisição da rede social Twitter. O anuncio foi feito pelo próprio através de uma carta enviada à SEC, o regulador do mercado de acções Norte Americano (aqui).

Nessa carta, os advogados de Elon Musk asseguram que o Twitter não respeitou os compromissos assumidos no acordo, nomeadamente ao não fornecer todas as informações solicitadas sobre o número de contas falsas e spam.

“O Twitter falhou em cumprir vários termos do acordo e parece ter fornecido falsas informações, e enganosas, nas quais Musk se baseou para firmar o acordo de aquisição”, dizia a carta.

O Twitter disse repetidamente nas últimas semanas que o número de contas falsas na sua plataforma é inferior a 5%. O multibilionário, e a sua equipa, achou que a rede estava a mentir, e que isso afecta a viabilidade, e acima de tudo, o valor da empresa.

Elon Musk enfrenta agora uma batalha nos tribunais

Elon Musk

E se pensa que tudo termina por aqui, então enganou-se, já que isto ainda agora começou. Ao encerrar o seu compromisso de comprar o Twitter, o chefe da Tesla expõe-se a processos judiciais substanciais. Ambas as partes comprometeram-se a pagar indemnizações que podem chegar aos 1 bilião de dólares, em determinadas circunstâncias.

Bret Taylor, presidente do conselho de administração do Twitter, também twittou que o conselho de administração estava “determinado a concluir a transacção pelo preço e nos termos acordados”, e pretendia prevalecer no tribunal. Em Abril, a oferta pública de aquisição foi de acções do Twitter (54,20 dólares por unidade). Hoje, o preço é de 36,81 dólares (até 35,04 dólares pós-sessão).

Esta aquisição parecia comprometida de qualquer forma. Há algumas semanas, Elon Musk já tinha ameaçado cancelar a transacção, através de um documento oficial. O Twitter então aceitou fornecer as informações solicitadas para estimar o número de contas falsas, e spam. Mas não parece ter sido o suficiente.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.