Elementary OS chega à versão 7 com algumas novidades

Elementary OS chega à versão 7 com algumas novidades

2 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Já aqui falei algumas vezes do Elementary OS, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu para aqueles que gostam de um sistema operativo um pouco mais sofisticados. O elementary OS chega agora à versão 7, e com o Ubuntu 22.04 LTS como base.

Ele foi projetado para ser fácil de utilizar, não intrusivo para os utilizadores e não deixá-los com decisões difíceis. Ao mesmo tempo, os utilizadores devem poder assumir o controlo dos seus próprios dispositivos, e mais importante, dos seus dados.

No entanto, as últimas notícias sobre o software não eram sobre o sistema, mas sobre o desentendimento entre os fundadores do mesmo, o que causou dúvidas em muitos utilizadores sobre o lançamento desta nova versão.

As boas noticias chegaram, e este novo lançamento, o Elementary OS 7.0 “Horus” , traz consigo uma série de inovações, muitas das quais focadas no centro de software.

“Como sempre, o AppCenter está no coração do elementary OS. O objetivo principal de qualquer sistema operativo é oferecer suporte às aplicações que usa para trabalhar, jogar e criar. Na versão mais recente do AppCenter, trabalhamos para tornar as descrições da aplicação mais envolventes com mais informações, facilitando a atualização para as versões mais recentes das aplicações, e melhorando o suporte para sideload e lojas alternativas. Também trabalhamos para melhorar a capacidade de resposta do AppCenter para garantir que você se sinta confortável ao utiliza-lo em tablets e pequenos ecrãs e para aproveitar melhor o espaço em ecrãs grandes. Reescrevemos completamente a navegação no AppCenter e agora suportamos gestos de deslizar com dois dedos, para navegar de volta. Toda a aplicação carrega muito mais rápido e fornece mais feedback ao executar tarefas em segundo plano através de uma barra de sobreposição no canto inferior direito ou esquerdo.”

Elementary OS 7.0 “Horus” já está disponível para download

Mais informações e capturas de ecrã podem ser encontradas no anúncio do projeto (aqui). Embora os utilizadores sejam solicitados a pagar pelo seu download (o dinheiro é utilizado para financiar o desenvolvimento), esse não é um requisito obrigatório. Também importante: embora as atualizações pontuais (como da versão 6 para a 6.1) ocorram em paralelo com as atualizações regulares, o sistema operativo atualmente não fornece uma forma automática de atualizar entre as versões principais (como do OS 6 para 7).

No entanto, é facilmente possível instalar manualmente a versão mais recente preservando as suas informações pessoais.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.