EA encerra servidores multiplayer de 4 jogos para a Xbox 360
16 Agosto, 2022Decididamente, este é um mau momento para os fãs de jogos retro, ou mesmo para os jogadores. Nos últimos anos, as fabricantes, e editoras, têm sido muito fracos no compromisso com a preservação dos videojogos, como evidenciado pelos respectivos encerramentos dos jogos para a Wii e Nintendo 3DS, como para a PS3, PSP e PS Vita.
No entanto, não pense que os jogos desmaterializados são as únicos vítimas da passagem do tempo, já que todos os jogos, mesmo os muito bons, têm um tempo de vida útil. E a prova disso é que os servidores multiplayer daqueles que já foram os melhores jogos, começam a ser encerrados.
A Electronic Arts anunciou que chegou o momento de encerrar os respectivos servidores para quatro dos seus jogos lançados para a Xbox 360. São eles Command and Conquer 3: Tiberium Wars, Command & Conquer 3: The Fury de Kane, Command & Conquer : Red Alert 3 e Mercenaries 2: Favela Hell. Assim a partir do próximo dia 9 de Novembro, chega de jogar esses jogos online.
É claro que a Electronic Arts não é a primeira editora a tomar essa decisão controversa, e muito menos em jogos da Xbox 360. No mês passado, a Ubisoft deu um passo drástico ao encerrar os servidores de nada menos que 15 jogos, incluindo cinco Assassin’s Creed.
Mas a notícia é ainda mais amarga vinda da EA que, não se contentando em estar regularmente no meio das polémicas que abalam a indústria, já deu a conhecer, através de uma piada de mau gosto, que o seu core business se encontra em jogos multiplayer.
Xbox 360 vê mais 4 servidores multiplayer serem fechados pela Electronic Arts
Claro, podemos argumentar que esses 4 jogos em questão não são particularmente os mais populares da história da indústria deste momento, como um Assassin’s Creed por exemplo. O facto é que o encerramento dos seus servidores é apenas uma nova confirmação dos sintomas que assolam o ambiente e que nenhum actor parece determinado a fazer os seus jogos durarem no tempo.
Por outras palavras, se tiver uma cópia de um jogo retro, mantenha-a bem segura.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.