E3, a grande feira dos videojogos, não voltará a ser realizada
13 Dezembro, 2023Depois de um período muito complicado que foi causado pela pandemia em torno do Covid-19, que forçou à não realização de diversas edições da E3, hoje acordamos com a informação de que a feira não mais se realizará. É uma despedida anunciada… mas que até era esperada.
É o fim da E3
Depois do cancelamento da edição deste ano e dos problemas que tiveram de enfrentar relacionados com a pandemia de COVID-19, as edições de 2020 e 2022, com o evento de 2021 realizado apenas online, a cortina cai sobre a E3, aquela que já foi a maior feira de negócios na indústria de videojogos.
“Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a coisa certa a fazer, dadas as novas oportunidades que o sector tem para chegar aos fãs e empresas parceiras”, disse o CEO da ESA, Stanley Pierre-Louis. A própria associação organizadora confirmou publicamente a despedida no início da tarde com uma publicação na rede social X. “Depois de mais de duas décadas de E3, cada uma maior que a anterior, chegou a hora de dizer adeus”.
Algumas das razões da escolha residem no facto das editoras e quem desenvolve videojogos se terem distanciado progressivamente do evento: de jornalistas e profissionais, estes últimos preferiram gradualmente dirigir-se diretamente aos entusiastas com operações promocionais dirigidas aos fãs, principalmente streaming em direto de eventos como Nintendo Direct, State of Play da Sony e Xbox Games Showcase.
Na verdade as dificuldades do evento já vêm de antes da pandemia, período que assistiu então à multiplicação daqueles que agora se tornaram a norma: eventos online que permitem às empresas do sector chegar ao público em geral com custos reduzidos, tornando a E3 pouco frequentada e agora obsoleta, especialmente para as indústrias de videojogos, e não para entusiastas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.