DuckDuckGo vacila e já não cumpre a sua principal promessa

DuckDuckGo vacila e já não cumpre a sua principal promessa

26 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

DuckDuckGo permite voluntariamente os rastreadores da Microsoft

O DuckDuckGo promete ser um navegador de Internet e o melhor amigo da privacidade dos utilizadores, mas segundo está a ser revelado, ele não bloqueia os rastreadores da Microsoft. O grupo até agora não disse nada publicamente sobre este assunto, mas o caso foi revelado graças à descoberta de um pesquisador de segurança.

Esse pesquisador de segurança, Zach Edwards diz ter descoberto que o DuckDuckGo bloqueia os rastreadores da Google e do Facebook, mas não faz o mesmo com os da Microsoft. Não apresentam bloqueios. A Microsoft pode, portanto, obter tecnicamente informações sobre os utilizadores que utilizam esse navegador.

Gabriel Weinberg, fundador e chefe da DuckDuckGo, reagiu a este caso, onde acabou por admitir que o navegador permite voluntariamente rastreadores da Microsoft. Isso é explicado por um acordo entre as duas empresas, em relação à pesquisa. Além disso, garante que diz respeito apenas ao navegador e não a quem usa o seu mecanismo de pesquisa.

Mas aqui ficam as declarações oficiais:

Sempre fomos extremamente cuidadosos para nunca prometer anonimato durante a navegação, pois isso francamente não é possível, dada a rapidez com que os rastreadores estão a mudar e a forma como trabalham para fugir das protecções e ferramentas que oferecemos actualmente. Quando a maioria dos outros navegadores no mercado fala sobre protecção contra rastreamento, eles geralmente estão a referir-se à protecção de cookies de terceiros e protecção de impressão digital. Os nossos navegadores para iOS, Android e nossa nova versão beta para Mac impõem essas restrições a scripts de rastreamento de terceiros, incluindo os da Microsoft.

O que estamos aqui a falar é mais protecção do que a maioria dos navegadores nem tenta fornecer, ou seja, bloquear scripts de rastreamento de terceiros antes que eles sejam carregados em sites de terceiros. Como fazemos isso onde podemos, os utilizadores ainda desfrutam de uma protecção de privacidade muito maior com o DuckDuckGo do que usando o Safari, Firefox e outros navegadores. Esta publicação que publicamos descreve os benefícios reais que os utilizadores experimentam com essa abordagem, como tempos de carregamento mais rápidos (redução média de 46%) e menos transferência de dados (redução média de 34%). O nosso objectivo sempre foi fornecer o máximo de privacidade possível num download, por padrão, sem configurações complicadas.

DuckDuckGo

Basicamente o que ele quiser dizer que os restreadores da Microsoft são permitidos porque a empresa paga para isso, mas essa é uma informação que nunca foi passada aos utilizadores, que estão confiantes que a empresa tenta bloquear todos os rastreadores, mas os da Microsoft não, tudo por uma questão de dinheiro.

Resumindo: A empresa vendeu a sua credibilidade à Microsoft... algo completamente lamentável.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.