Dropbox justifica sobre fim do armazenamento ilimitado

Dropbox justifica sobre fim do armazenamento ilimitado

27 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Ontem anunciamos aqui que o Dropbox decidiu acabar com a sua assinatura que fornece armazenamento ilimitado na sua plataforma. E como não podia deixar de ser, diversas criticas foram apontadas à empresa, que agora se viu forçada a explicar os motivos dessa decisão.

Em termos práticos a empresa aponta a um dos principais motivos a mineração de criptomoedas que é realizada por muitas pessoas, mas esse não é o único motivo, já que alguns revendedores não autorizados também estavam a tirar partido dessa situação.

“A nossa política para Advanced sempre foi fornecer tanto armazenamento quanto necessário para administrar um negócio ou organização legítima, e não fornecer armazenamento ilimitado para qualquer caso de uso”, escreve o Dropbox. O serviço online afirma que os clientes que abusam da oferta ilimitada “consomem milhares de vezes mais espaço de armazenamento” do que as empresas que utilizam a plataforma como pretendido, mas criar regras de utilização que funcionem em escala, ou tentar aplicá-las, simplesmente não funcionará.

Diante da situação, o armazenamento ilimitado desaparecerá para dar lugar a um limite que será de 5TB, com a possibilidade de adicionar 1TB por $8/mês de cada vez. Os atuais utilizadores com menos de 35TB, ou mais de 99% dos clientes de assinatura de primeiro nível, poderão manter o seu espaço de armazenamento existente pelo mesmo preço durante cinco anos, disse o Dropbox. Aqueles que estiverem acima deste limite serão contactados “para discutir uma série de opções”.

Dropbox justifica a sua decisão

A mudança do Dropbox ocorre no momento em que outros serviços, como a Google, implementam limites de armazenamento semelhantes. A Google removeu a sua oferta de tanto armazenamento quanto necessário de seu plano Workspace Enterprise em maio. A empresa também parou de oferecer armazenamento gratuito e ilimitado para o Google Fotos em 2021 e depois tentou implementar um limite de criação de ficheiros para utilizadores do Drive.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.