Discord muda forma como utilizadores carregam ficheiros
7 Novembro, 2023O Discord decidiu mudar a forma como os utilizadores carregam ficheiros utilizando links temporários. O serviço de mensagens afirma que faz isso para combater malware, e para maior segurança dos utilizadores.
Mudança no Discord para hospedagem de ficheiros
Há anos é possível hospedar um ficheiro nos servidores do Discord e depois obter um link para descarregar esse mesmo ficheiro. Este link pode ser partilhado com qualquer pessoa para descarregar o conteúdo, mesmo fora do sistema de mensagens. Mas se acreditarmos no que ele diz, há abusos, especialmente com certas pessoas que armazenam malware para tentar armadilhar os utilizadores. Portanto, medidas foram tomadas para evitar esse problema.
Numa declaração a empresa afirma que:
O Discord está a evoluir a sua abordagem aos anexos com seus URLs CDN para criar uma experiência mais segura e protegida para os utilizadores. Em particular, isso ajudará a nossa equipa de segurança a restringir o acesso ao conteúdo denunciado e, de modo geral, reduzir a quantidade de malware distribuído através da nossa CDN.
Não há impacto para os utilizadores que partilham conteúdo na aplicação Discord. Todos os links no cliente serão atualizados automaticamente. Se os utilizadores usam a nossa plataforma para hospedar ficheiros, recomendamos encontrar um serviço mais adequado.
Os desenvolvedores terão um impacto mínimo e estamos a trabalhar em estreita colaboração com a comunidade na transição. Essas mudanças serão implementadas ainda este ano e partilharemos mais informações com os desenvolvedores nas próximas semanas.
Mas por quanto tempo um link do Discord expira? Serão 24 horas. Mas se utilizar diretamente a sua aplicação, os links serão renovados automaticamente. A empresa de segurança cibernética Trellix disse ter encontrado cerca de 10.000 amostras de malware distribuídas online e armazenadas no CDN do Discord. Os invasores usam os webhooks da plataforma para extrair dados dos computadores das vítimas e depositá-los nos servidores geridos pelos invasores.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.