Vai ser mais difícil "maratonar" séries na Netflix no seu dia de estreia

Vai ser mais difícil "maratonar" séries na Netflix no seu dia de estreia

11 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Se tem acompanhado as notícias sobre as plataformas de streaming, ao longo deste ano, sabe que a Netflix não passa pela melhor fase desde a sua existência, e isso terá forçosamente de fazer a empresa mudar a sua estratégia.

Até há bem pouco tempo, a Netflix pouco se preocupava com os seus rivais... até que soaram os alarmes, e pela primeira vez na sua história, a empresa perdeu assinantes, e como tal, a empresa teve de reagir. O primeiro passo passa por criar uma assinatura mais barata, que chamará à atenção de mais utilizadores... e para isso a empresa prepara um plano de assinatura suportada por anúncios.

No entanto, esse não será o único movimento da empresa, já que esse movimento é realmente para chamar mais assinantes, mas é necessário (a todo o custo) manter os atuais assinantes. E se acreditarmos no que está a ser revelado, a Netflix está a considerar adaptar alguns dos seus maiores títulos para o formato de um episódio por semana, um padrão clássico que foi estabelecido com a rede de televisão.

Quando a Netflix começou a crescer, eles decidiram que cada nova temporada de uma série teria todos os seus episódios disponibilizados de uma só vez, e os espetadores decidiam o ritmo que iriam assistir ao conteúdo.

O problema é que esse formato funcionou muito bem quando a Netflix quase não tinha concorrência. Agora, Reed Hastings (o CEO da empresa) e a sua equipa estão a perceber que o modelo prejudica o seu próprio conteúdo. A competição colheu benefícios ao estender a janela de lançamento das suas séries, e a principal razão para isso é simples: ter uma série durante várias semanas mantém os espetadores engajados durante mais tempo, o que potencialmente atrai mais espetadores e/ ou assinantes. Quando um grande sucesso da Netflix, como Stranger Things, é lançado, as pessoas falam constantemente sobre isso durante uma ou duas semanas no máximo, e então segue para a próxima aventura.

Dark trailer Netflix

Netflix prepara-se para disponibilizar apenas 1 episódio por semana nas suas principais séries

A Netflix já deu sinais claros de que precisa de se adaptar para se manter à tona. Séries de realidade como The Circle e Love is Blind agora estão a ser lançadas em lotes de episódios espalhados por um mês, e títulos altamente esperados como Stranger Things, Ozark e o sucesso em espanhol La Casa de Papel tiveram as suas últimas temporadas divididas em duas partes, tudo em ordem para manter as pessoas a falar sobre elas durante muito mais algum tempo... e resultou.

Do lado dos telespectadores, a estratégia de lançamento semana a semana é boa, já que não força toda a gente a fazer maratonas da sua série favorita só porque quer evitar spoilers online. Ao mesmo tempo, a temporada espaçada é uma ótima forma de popularizar uma série, já que as pessoas vão falar, refletir e formar teorias sobre a mesma à medida que a temporada se desenvolve.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.