Diablo Immortal parece ser uma máquina de fazer dinheiro
30 Julho, 2022Diablo Immortal é sem dúvida o jogos mais polémico deste verão, especialmente no que diz respeito ao seu sistema de monetização, já que o mesmo está no centro de várias críticas que surgiram nas semanas seguintes ao seu lançamento.
No entanto, parece que este último também é responsável pelo grande sucesso financeiro do jogo, elemento ainda mais evidenciado pelos dados mais recentes que foram publicados pelo Sensor Tower, que pintam uma situação particularmente rósea para o jogo da Blizzard.
Antes de entrar na especificidade dos dados, é interessante notar como um sistema de monetização tão criticado, e contestado abertamente levou, no entanto, à obtenção de resultados financeiros recordes, um sinal claro de como eles estão certos. Os jogadores têm o poder de votar com a carteira e neste caso surgiu que o voto, líquido das críticas, ainda vai premiar o modelo proposto. Então, faz sentido continuar a reclamar quando, afinal, os jogadores estão bem com isso? Provavelmente não, e é por isso que as experiências gratuitas são cada vez mais populares entre programadores e utilizadores.
Ter influenciado o sucesso de Diablo Immortal é certamente a base de jogabilidade sólida que sustenta a monetização já discutida; Diablo Immortal ainda é um jogo bonito e bem conservado e parece que os jogadores decidiram recompensá-lo, tornando-o uma receita total de 100 milhões de dólares em apenas 8 semanas no mercado. O que chama a atenção é a velocidade do seu crescimento, já que se falarmos de receitas em termos absolutos, ela está na 13ª posição no ranking da Sensor Tower.
Diablo Immortal gerou 100 milhões em receita em apenas 8 semanas
Na frente dele, de facto, encontramos apenas Pokémon GO, capaz de atingir 100 milhões de dólares em apenas 2 semanas, contra 8 pelo jogo da Blizzard. Atrás de Diablo Immortal encontramos jogos respeitáveis como Fire Emblem Heroes e ninguém menos do que Fortnite, este último tendo alcançado o mesmo marco nas 12 semanas seguintes ao seu lançamento.
O lançamento chinês aconteceu no passado dia 25 de Junho, onde conseguiu desde o primeiro dia resultados importantes, o que impulsionou o crescimento do jogo. Basta dizer que nos primeiros 2 dias de presença ele posicionou-se no primeiro lugar do ranking geral ( portanto não apenas entre os jogos ) das aplicações mais descarregadas na App Store, e conseguiu minar temporariamente o PUBG Mobile no que diz respeito as receitas geradas num único dia.
Em suma, o mercado mobile é mais uma vez confirmado como uma mina de ouro para os programadores que decidem jogar segundo as regras do sector, oferecendo experiências gratuitas de qualidade para esconder compras insidiosas na app . Se acertar a fórmula certa, fica claro que os utilizadores não têm problemas em gastar algum dinheiro no jogo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.