Desmantelada Rede cibercriminosa ligada à máfia Italiana

Desmantelada Rede cibercriminosa ligada à máfia Italiana

23 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

No âmbito de uma operação realizada pela polícia espanhola com o apoio da polícia italiana, bem como com o apoio da Europol e da Eurojust, foi desmantelada uma grande rede cibercriminosa que estava directamente ligada à máfia italiana.

Antes da lavagem de dinheiro através de mulas, e empresas de fachada, centenas de vítimas foram supostamente fraudadas como resultado de campanhas de phishing, troca de SIM ou até mesmo roubo de identidade.

Só no ano passado, as actividades ilegais renderam cerca de 10 milhões de euros. A Europol destaca uma rede organizada segundo uma estrutura piramidal com vários domínios de especialização.

“Os membros do grupo criminoso incluíam especialistas em informática que criaram os domínios de phishing e realizaram fraudes online, recrutadores e organizadores para recolher dinheiro por mulas, especialistas em lavagem de dinheiro, incluindo especialistas em criptomoeda” , escreve a Europol.

cibercriminosa

Rede cibercriminosa desmantelada pela Europol

A operação policial resultou em 106 detenções (principalmente em Espanha e algumas na Itália), buscas em 16 casas, o congelamento de 118 contas bancárias, a apreensão de equipamentos electrónicos, 224 cartões de crédito, cartões SIM, terminais de pontos de venda. No entanto, a grande maioria dos suspeitos é de nacionalidade italiana.

A rede cibercriminosa operava a partir de Tenerife, no arquipélago das Ilhas Canárias, em Espanha, mas as vítimas eram principalmente de nacionalidade italiana, apesar de operarem um pouco por toda a Europa.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.