Descoberta grave falha de segurança nos SSD da Micron

Descoberta grave falha de segurança nos SSD da Micron

1 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Há alguns anos que os SSDs fabricados pela Micron contam com uma zona de buffer que permite que os dados sejam armazenados temporariamente para acelerar o processo de gravação em disco. Essa tecnologia, chamada de Flex Capacity, cria, portanto, um espaço dinâmico no SSD, denominado Over Provisioning. Este último melhora o desempenho dos discos, a ponto de ter sido adoptado (com outros nomes) por fabricantes concorrentes.

Pesquisadores de segurança da Universidade da Coreia em Seul identificaram uma falha no buffer de superprovisionamento. Ao explorar essa vulnerabilidade, os hackers podem injectar dados invisíveis para as aplicações e o sistema operativo.

Assim que tiver acesso a esse espaço, o hacker terá meios para armazenar códigos maliciosos e recuperar dados que ali possam ter ficado armazenados durante seis meses. O perigo potencial é, portanto, muito sério, e é ainda mais porque os pesquisadores ainda só se concentraram no Flex Capacity, e ainda não pegaram nas outras tecnologias equivalentes, que são utilizadas pelos concorrentes da Micron.

Micron

SSDs da Micron afectados por uma grave falha de segurança

Especialistas da Universidade de Seul sugerem várias formas de reduzir a periculosidade dessa vulnerabilidade. Eles oferecem aos fabricantes de SSD o desenvolvimento de um sistema para analisar os dados presentes na zona tampão.

Ou para excluir os dados presentes no Superprovisionamento com um algoritmo que não afectaria o desempenho do SSD.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.