Depois da Apple, Google bane o Fortnite da Play Store

Depois da Apple, Google bane o Fortnite da Play Store

14 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de ter revelado aqui que a Epic Games tinha encontrado a forma de contornar o pagamento de 30%, tanta na Play Store, como na App Store, o desfecho foi o esperado. Numa primeira fase foi a Apple que baniu o Fortnite da sua loja de aplicações, e pouco depois (algumas horas), a Google fez exactamente na Play Store. Mas ao contrário dos utilizadores do iOS, os utilizadores ainda têm possibilidade de continuar a jogar, basta que descarreguem o jogo directamente do site da Epic.

Aqui fica a declaração da Google sobre a expulsão do Fortnite da Play Store:

O ecossistema aberto do Android permite que os programadores distribuam aplicações através de várias lojas de aplicações. Para programadores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para os programadores e mantêm a loja segura para os utilizadores. Embora o Fortnite continue disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play porque ele viola as nossas políticas. No entanto, agradecemos a oportunidade de continuar as nossas discussões com a Epic e trazer o Fortnite de volta ao Google Play.

Esta banimento do jogo da Google Play mexe muito mais do que com apenas o banimento de um simples jogo. Recentemente, a Oneplus assinou um acordo com a Epic Games, e novas informações dão conta de que a Google forçou a Oneplus a romper esse acordo invocando "preocupações" sobre a capacidade da Epic em contornar a Play Store. A Epic alega que o acordo original entre a Epic e o OnePlus tornaria o launcher disponível em todo o mundo, mas o Google “exigia que o OnePlus não implementasse o seu acordo com a Epic com a excepção limitada de dispositivos móveis vendidos em vários mercados, entre eles a Índia”.

Agora, e tal como aconteceu com a Apple, a Epic Games colocou a Google em tribunal invocando que a loja é monopolista.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.