Debian chega à versão 10.9 e já está disponível para download

Debian chega à versão 10.9 e já está disponível para download

28 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

Depois de no inicio de Fevereiro a Project Debian ter disponibilizado o Debian 10.8, a versão 10.9 já está disponível para download. Como sempre, cada vez que um lançamento pontual é disponibilizado, um novo ISO é gerado, e disponibilizado, com todas as últimas correcções de segurança e actualizações de software para que não seja necessário instalar quando o Debian é instalado num novo sistema.

Algumas das aplicações que receberam actualizações com este Debian 10.8 são os Firefox ESR, Chromium, Flatpak, VLC, kernel do Linux, OpenSSL, X.Org, APT e Thunderbird. Os drivers gráficos para as placas gráficas da NVidia também foram actualizados para uma versão upstream mais recente, e que corrige um problema de negação de serviço.

Apelando para que os utilizadores pensassem sobre o que significa esta nova versão, o Project Debian revela:

“O projeto Debian tem o prazer de anunciar a nona actualização de sua distribuição estável Debian 10 (buster de codinome). Esta versão pontual adiciona principalmente correcções para problemas de segurança, junto com alguns ajustes para problemas sérios…

Observe que o lançamento pontual não constitui uma nova versão do Debian 10, mas apenas actualiza alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de jogar deitar fora o seu actual disco. Após a instalação, os pacotes podem ser actualizados para as versões actuais usando um mirror Debian actualizado. ”

Debian 10.9

Debian 10.9 já está disponível para download

Para quem não sabe, o Debian 10 foi lançado a 6 de Julho de 2019 e deve receber suporte até 2024. Cada nova versão do Debian chega a cada dois anos, mas as datas de lançamento não são fixas.

Se não houver atrasos, o Debian 11 deve ser lançado este ano, e o Debian 10 será rebaixado para o status de Old Stable, juntamente com o Debian 9, que é mantido pela equipa principal de segurança do Debian, até 18 de Julho de 2021.

FONTE