Debian chega à versão 10.10 e já está disponível para download

Debian chega à versão 10.10 e já está disponível para download

20 Junho, 2021 0 Por Sandro Sotto

Foi anunciada a disponibilidade da versão 10.10 do Debian, e tal como em outras versões pontuais do sistema, a versão 10.10 não é uma grande actualização, no entanto ela reúne todos os pacotes mais recentes num novo ISO que pode ser usado para instalar o Debian sem ter que aplicar actualizações pós-instalação.

Qualquer um que esteja a utilizar o Debian e tenha mantido o seu sistema actualizado já estará no Debian 10.10. Se estava a pensar em instalar este sistema operativo com um mídia de instalação pré-existente; pode fazer isso e aplicar as actualizações disponíveis mais tarde. Só porque o Debian 10.10 foi lançado, não significa que precise de criar umo novo mídia de instalação.

Alguns pacotes populares que receberam actualizações nesta actualização incluem o kernel do Linux, os driver gráficos da Nvidia, OpenVPN, Firefox ESR, OpenSSL, Chromium e OpenJDK. Um pacote, sogo-connector, foi removido desta versão do Debian porque era incompatível com a versão actual do Thunderbird.

Debian 10.10

Debian 10.10 já está disponível para download

Nas próximas semanas, ou meses, devemos obter uma data de lançamento para o Debian 11 Bullseye. Cada novo lançamento do Debian chega a cada dois anos desde 2005 e o Debian 10 foi lançado a 6 de Julho de 2019, o que significa que o Debian 11 deve chegar a qualquer momento. Nenhuma data exacta foi fornecida, mas foi anunciado que o Debian 11 alcançará o seu Freeze Total a 17 de Julho, algo que pretende fazer pouco antes do lançamento real.

FONTE