Debian chega à versão 10.8 com algumas novidades

Debian chega à versão 10.8 com algumas novidades

8 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

O Project Debian anunciou a disponibilidade do Debian 10.8, aquela que é a oitava atualização da versão estável do Debian 10. Como sempre, cada vez que um lançamento pontual é disponibilizado, um novo ISO é gerada, e disponibilizado, com todas as últimas correções de segurança e atualizações de software para que não seja necessário instalar quando o Debian é instalado num novo sistema.

Algumas das aplicações que receberam atualizações com este Debian 10.8 são os Firefox ESR, Chromium, Flatpak, VLC, kernel do Linux, OpenSSL, X.Org, APT e Thunderbird. Os drivers gráficos para as placas gráficas da NVidia também foram atualizados para uma versão upstream mais recente, e que corrige um problema de negação de serviço.

Apelando para que os utilizadores pensassem sobre o que significa esta nova versão, o Project Debian revela:

“Observe que o lançamento pontual não constitui uma nova versão do Debian 10, uma vez que apenas atualiza alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de deitar fora a mídia “destruidora”. Após a instalação, os pacotes podem ser atualizados para as versões atuais usando um mirror Debian atualizado.”

Debian 10.8 já está disponível para download

Para quem não sabe, o Debian 10 foi lançado a 6 de julho de 2019 e deve receber suporte até 2024. Cada nova versão do Debian chega a cada dois anos, mas as datas de lançamento não são fixas. Se não houver atrasos, o Debian 11 deve ser lançado este ano, e o Debian 10 será rebaixado para o status de Old Stable, juntamente com o Debian 9, que é mantido pela equipa principal de segurança do Debian, até 18 de julho de 2020.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.