Debian 11 é agora oficial e já está disponível para download

Debian 11 é agora oficial e já está disponível para download

16 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Mais de dois anos em testes beta, a versão estável do Debian 11, que conta com o nome de código "Bullseye" vê finalmente a luz do dia e já está disponível para download. Segundo a equipa por trás do mesmo, esta nova versão do sistema operativo terá direito a 5 anos de suporte.

Alem disso, ele chegar com mais de 59 mil pacotes de software, do quais mais de 11 mil são novos, e quase 9500 foram marcados como obsoletos, e por isso removidos.

O Debian 11 é a primeira versão cujo o kernel Linux suporta o sistema de ficheiros exFAT e usa esse suporte por padrão para montar o seu sistema de ficheiros. Ferramentas para criar e verificar sistemas de ficheiros exFAT são fornecidas através do pacote exfatprogs. A equipa de programadores também trabalharam em impressoras e scanners, uma vez que as impressoras, e scanners, modernos podem ser usados ​​sem driver. O Debian 11 traz um novo pacote chamado ipp-usb, que usa o protocolo IPP-over-USB de fornecedor independente suportado por essas impressoras.

Debian 11

Debian 11 já está disponível para download

Como sempre, pode obter o Debian 11 como um live CD para experimentá-lo, mas também pode ser instalado no unidade de armazenamento do computador a partir dessas imagens live. Essas imagens são oferecidas para as arquiteturas amd64 e i386 e estão disponíveis para DVDs, pen drives e ambientes de inicialização de rede. Existem vários ambientes de desktop para escolher: GNOME, KDE Plasma, LXDE, LXQt, MATE e Xfce. Além disso, existe uma imagem live padrão para o Debian Live Bullseye com um sistema básico sem uma interface gráfica de utilizador.

Todas as informações da publicação podem ser encontradas aqui.