Crucial lança o seu SSD mais rápido de sempre

Crucial lança o seu SSD mais rápido de sempre

23 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de recentemente ter lançado o excelente SSD P2, a Crucial está de volta com outra actualização no seu portfólio de SSD. A empresa especialista em armazenamento anunciou o novo SSD P5, que conta com velocidades impressionantes.

No seu anúncio, o vice-presidente de produtos de consumo da Micron chamou o P5 de “produto SSD mais rápido e inovador da marca até hoje”. Por fora, o P5 é muito semelhante a qualquer outro SSD M.2 2280 da pilha de produtos da Crucial. Mas se esperava que esta unidade fosse PCIe 4.0, fique a saber que não é. O SSD ainda utiliza uma interface PCIe 3.0 x4 convencional, que deve fornecer uma ideia de desempenho da unidade antes mesmo de examinar as especificações.

Como sempre, o P5 utiliza um controlador SSD da Micron, mas a Crucial não partilhou qualquer detalhe a esse respeito. A fabricante também não especificou a natureza dos chips NAND, mas com base nas imagens, o P5 parece estar a utilizar a memória flash NAND 3D TLC da Micron.

Crucial P5 conta com unidade de até 2TB

O Crucial P5 vem em quatro capacidades diferentes, variando entre os 250 GB e os 2 TB. Quando se trata de desempenho de leitura sequencial, não precisa de se preocupar muito, pois os quatro modelos apresentam velocidades de leitura de até 3.400 MBps. O desempenho de gravação sequencial é classificado para 3.000 MBps nas variantes de 500 GB, 1 TB e 2 TB e 1.400 MBps no modelo de 250 GB. Como é típico, a Crucial não partilhou os valores de desempenho aleatórios para o P5.

Os níveis de resistência melhoram à medida que aumenta a escala de capacidade. A unidade de 250 GB é adequada para 150 TBW (terabytes gravados) e o modelo de maior capacidade possui uma classificação de resistência de 1.200 TBW. Mais uma vez, a Crucial agrupa o software Crucial Storage Executive e Acronis True Image com o P5.

O P5 possui a garantia limitada de cinco anos típica da Crucial, e a fabricante não revelou o preço das unidades.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.