Críticas levam DuckDuckGo a bloquear os rastreadores da Microsoft

Críticas levam DuckDuckGo a bloquear os rastreadores da Microsoft

5 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Há algumas semanas revelei aqui que DuckDuckGo estava a ser alvo de imensas criticas por estar a "vender um produto" que na verdade não cumpria que aquilo que prometia.

Agora, a empresa foi "forçada" a mudar os seus planos e que a levará a bloqueará os rastreadores da Microsoft no seu navegador de Internet. E para quem não sabe do que se trata, um pesquisador de segurança notou que o navegador do DuckDuckGo bloqueia todos os rastreadores da Google e do Facebook, mas não faz o mesmo com os da Microsoft. Ou seja, de uma forma permitida, a Microsoft poderia obter tecnicamente informações sobre os utilizadores.

Posteriormente, Gabriel Weinberg, fundador e chefe da DuckDuckGo, reagiu, e admitiu que tinha um acordo com a Microsoft para que esses rastreadores não fossem bloqueados. Ou seja, caso ninguém tivesse reparado nessa situação, a DuckDuckGo continuava a oferecer um navegador que prometia bloquear todos os rastreadores, quando na verdade não o fazia... propositadamente.

Hoje, Gabriel Weinberg anunciou ter ouvido que os utilizadores ficaram desapontados com esse comportamento, sabendo que o navegador, e o mecanismo de pesquisa do grupo, afirmam que querem preservar a privacidade de seus utilizadores e isso não é verdade. Como tal, a partir da próxima semana, o DuckDuckGo expandirá a lista de scripts de rastreamento de terceiros que bloqueia o carregamento em sites para incluir os rastreadores da Microsoft.

DuckDuckGo

DuckDuckGo vai começar a bloquear os rastreadores da Microsoft

O DuckDuckGo também oferecerá uma nova página de ajuda que oferece uma explicação completa de todas as protecções de rastreamento da Internet que o navegador oferece em todas as plataformas. A empresa também disponibiliza ao público a sua lista de protecção de rastreamento para que os utilizadores possam ver por si mesmos o que a empresa está a bloquear, e relatar quaisquer problemas.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.