Criptografia ponta a ponta está a chegar ao Microsoft Teams

Criptografia ponta a ponta está a chegar ao Microsoft Teams

2 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

A Microsoft anunciou que a criptografia ponta a ponta será uma realidade para o Microsoft Teams, ainda no decorrer do ano de 2021. Uma primeira versão de teste será disponibilizada ainda no primeiro semestre deste ano, mas apenas para os clientes premium.

Inicialmente, o correio de voz oferecerá criptografia ponta a ponta para chamadas de um para um. Isso será especialmente destacado para pessoas que precisam de partilhar dados confidenciais. Como um lembrete, a criptografia ponta a ponta impede que qualquer pessoa aceda aos dados, ou conversas. Mesmo a Microsoft, que gere totalmente a aplicação, não irá conseguir espiar os clientes, por causa dessa criptografia. O mesmo vale para hackers, governos e outras entidades.

Microsoft Teams criptografia

Microsoft Teams contará em breve com criptografia ponta a ponta

Actualmente, o sistema é projectado de forma a permitir que serviços autorizados descriptografem os ficheiros que circulam para aceder ao conteúdo para fins de gravação, e retenção, de dados. A Microsoft actualmente depende da criptografia do SharePoint, e da criptografia do OneNote, para anotações no Microsoft Teams.

E quanto aos concorrentes do Microsoft Teams? O Slack não oferece criptografia ponta a ponta aos seus utilizadores, mas o Zoom já conta com isso desde o passado mês de Outubro. O serviço, que explodiu com a massificação do teletrabalho, por causa do confinamento, também vem acrescentando outros recursos ao longo dos meses.

FONTE