Como criptografar uma pen com o BitLocker no Windows 10

Como criptografar uma pen com o BitLocker no Windows 10

7 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Quem de nós não tem informação confidencial no nosso computador? Quer seja de trabalho, ou alguns ficheiros pessoais, certamente todos nós temos algo que queremos manter o mais distante possível dos olhos de terceiros.

Apesar da sua utilidade inerente a todos, a Microsoft decidiu tornar o BitLocker exclusivo para a versão Profissional do Windows 10. É um bom incentivo para a actualização para esse versão do sistema operativo. E embora o BitLocker tenha o poder de proteger com segurança os seus dados privados e sensíveis de olhares indiscretos, o recurso é fácil de usar... quando sabe como o fazer.

Obviamente, existem muitas ferramentas que pode usar para criptografar, e proteger, os seus ficheiros ou até todo o seu disco rígido, mas a vantagem de usar o BitLocker é que ele esta integrado ao Windows 10 Profissional, portanto não há necessidade de qualquer software adicional.

Como criptografar uma Pen com o BitLocker

O BitLocker é um dos poucos motivos pelos quais você precisa de usar o Painel de Controle no Windows 10, pois é nesse local que o utilitário está alojado. A maneira mais rápida de aceder ao mesmo clicar no botão Iniciar, digite BitLocker e clique no link Gerir BitLocker. Você receberá uma lista de unidades que podem ser criptografadas.

Clique no link Ativar BitLocker ao lado da unidade que deseja criptografar. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse numa unidade no Explorer e seleccionar a opção Ativar BitLocker no menu de contexto. A próxima coisa que precisa de fazer é o backup da sua chave de recuperação para que nunca perca o acesso aos seus dados. Você pode escolher entre salvar a chave na sua conta da Microsoft, salvá-la localmente como um ficheiro ou imprimi-la. Pode escolher, por exemplo, salvar a chave numa unidade USB, para que os dados só possam ser acedidos ​​e descriptografados quando estiverem presentes.

O próximo passo é escolher exactamente o que deve ser criptografado. A Microsoft recomenda o uso do método mais rápido de criptografar apenas o espaço em disco usado em novos computadores, enquanto a opção mais lenta de criptografar a unidade inteira é recomendada para sistemas mais antigos. Por fim, precisa de escolher o tipo de criptografia que deve ser usado, ou o "novo modo de criptografia" ou o "modo compatível".

Com isso feito, pode iniciar o processo de criptografia e proteger o conteúdo da sua unidade. Porque não precisa de rigorosamente mais nada.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.