Como criar um disco de instalação inicializável do Windows 11

Como criar um disco de instalação inicializável do Windows 11

8 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Windows 11 já é uma realidade há alguns meses para muitos utilizadores. Mas para muitos outros isso ainda é algo que lhes passa ao lado. E embora o Windows 11 já esteja disponível publicamente há meses, a Microsoft apenas está a oferecer a sua actualização para um pequeno grupo de utilizador.

No entanto, se está impaciente e deseja actualizar o seu sistema para o Windows 11, então está com sorte. A Microsoft permite que os utilizadores actualizem manualmente os dispositivos através do assistente de instalação do Windows 11. No entanto, isso pode não ser viável para quem precisa de actualizar vários dispositivos, ou deseja fazer uma instalação do Windows 11.

Felizmente, a Microsoft também oferece o ISO do sistema operativo para que possa criar o seu próprio disco de instalação, e instalar em vários dispositivos. Existem algumas formas de criar um disco de instalação, mas aqui vamos ensinar a forma mais fácil de o fazer.

Criar disco de instalação do Windows 11 através da ferramenta de criação Windows Media

Primeiro vai precisar de abrir a página de download do Windows 11 da Microsoft (aqui). Depois role para baixo até chegar onde diz "Criar mídia de instalação do Windows 11", e carregar onde diz "Download", para descarregar a ferramenta de criação.

Depois de descarregar execute a aplicação, mas não se esqueça que quando solicitado, deverá aceitar o contracto da licença.

Windows 11

Agora vamos obter as opções de idioma e edição. Por padrão, a Microsoft utilizará o idioma e a edição do PC no qual está a criar a mídia de instalação. No entanto, se desejar pode alterar essas opções, desmarque a opção "Usar as opções recomendadas para este PC" e clique em 'Avançar'. Mas aqui vamos usar as opções recomendadas.

Agora, terá a opção de criar uma unidade USB inicializável ou um ficheiro ISO. Visto que estamos a criar uma mídia inicializável, seleccione a opção USB. Você pode seleccionar a opção ISO se quiser obter um ficheiro ISO que pode ser gravado numa unidade posteriormente usando softwares como o Rufus. Mas neste caso, vamos gravar directamente numa PEN USB que desejamos usar como unidade de mídia inicializável. Uma vez feito isso, clique em 'próximo'.

Seleccionamos agora a PEN USB que queremos utilizar para o efeito, e fazemos seguinte.

Agora é só esperar que o download e a instalação sejam concluídos. Assim que terminar o Windows 11 estará pronto para uso, bastando ligar a PEN USB no PC que quiser e iniciar o processo de instalação.

Espero que vos tenha sido útil.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.