Criador do kernel do Linux compara as redes sociais a uma lixeira

Criador do kernel do Linux compara as redes sociais a uma lixeira

9 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Linus Torvalds, que é o conhecido criar do kernel Linux, não tem sido muito pacifico quando convidado a abordar alguns temas em destaque. Nas suas mais recentes declarações, chega a comparar as redes sociais a uma doença ou até mesmo um lixo da web.

Numa entrevista ao Linux Journal, Linus Torvalds entra em guerra contra as redes sociais, que ele considera "uma doença" que estimula o "mau comportamento":

Todo o modelo de Likes e Shares é apenas besteira. Não há esforço nem controlo de qualidade. Na verdade, tudo é focado no inverso de control de qualidade com o menor alvos denominador comum, procura as coisas projetadas para gerar uma resposta emocional, muitas vezes indignação moral.

O criador do kernel Linux chega a comparar as redes sociais a uma lixeira na qual os utilizadores da Internet despejam todo o seu lixo, sob condição de anonimato. O cientista da computação indica que o anonimato deve deixar de estar na web para restaurar a ordem. Isso tem sido solicitado pelos maiores responsáveis do planeta, quando recentemente solicitaram um esforço para combater as notícias falsas, assédio, racismo ou até mesmo o terrorismo.

Algumas pessoas confundem confidencialidade ao anonimato e pensam que andam de mãos dadas. A proteção da privacidade envolve, portanto, proteger o anonimato. Eu acho errado. O anonimato é importante se o utilizador for um denunciante. Mas se não poder provar a sua identidade, o seu discurso insano numa plataforma de rede social não deve ser visível, e não deve poder partilhá-la ou gostar da mesma", diz Linus Torvalds.

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.