Cortana deixa de ser concorrente para o Alexa e assistente da Google

Cortana deixa de ser concorrente para o Alexa e assistente da Google

18 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Cortana, o assistente digital da Microsoft, ainda não fez grande diferença. Na CES deste ano, em Las Vegas, por exemplo, não houve um único novo dispositivo equipado com a Cortana, já o Alexa da Amazon e o Google Assistant estavam espalhados por toda a feira. Talvez isso não seja mau: Satya Nadella, pelo menos, não vê na Cortana um concorrente para o Alexa e para a Google.

"A Cortana deve ser um recurso para todos os assinantes da Microsoft 365", disse o chefe da Microsoft aos jornalistas. Os utilizadores também devem poder usar a Cortana via Google Assistant e Alexa, como uma "habilidade", ou seja, como um serviço.

No verão de 2017, a Microsoft e a Amazon já haviam anunciado uma parceria incomum: os seus dois assistentes linguísticos deveriam conversar entre si. Nadella comparou os assistentes digitais com os navegadores da Web naquela época: os assistentes também devem ser assim, ​​e recuperar informações semelhantes às que a Firefox & Co. faz. Está claro agora que Nadella entende a Cortana como uma aplicação que funciona em várias plataformas. A Cortana já não está a competir com o hardware do consumidor. No entanto, a Microsoft ainda tem que convencer a Google de que uma integração da Cortana é uma boa ideia.

Nadella também admitiu que desenvolver hardware e software exclusivos que pudessem competir com a concorrência era um desafio real. Então, em vez de fazer o seu próprio altifalante inteligente com a integração da Cortana, a Microsoft decidiu publicar o assistente digital como uma "habilidade significativa" para o Alexa.

Essa é provavelmente a razão pela qual não há hoje qualquer altifalante com a Cortana - enquanto a Amazon domina o mercado com os seus dispositivos ECHO e a Google com seus altifalantes domésticos. Segundo as estatísticas do IDG, a Google vendeu cerca de 3,4 milhões de dispositivos no terceiro trimestre de 2018, já a Amazon vendeu de 3,1 milhões.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.