Copernicus monitoriza os efeitos dos grandes fogos de Vila de Rei e Mação
24 Julho, 2019Enquanto os fogos têm lavrado desenfreadamente nos últimos dias, resultando em mais de 8500 hectares de Floresta ardida e uma massa enorme de fumo poluente libertado para a atmosfera, o Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS) mostra como tem feito a acompanha e monitoriza eventos deste tipo.
O CAMS, é o serviço implementado pela European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF) em nome da União europeia, que monitoriza fogos e as emissões causadas por estes em toda a Europa recorrendo a sensores em satélites e dados no terreno. A monitorização é combinada com o sistema de previsão meteorológica da ECMWF, que modela o transporte e os compostos químicos das emissões, para prever como a atmosfera será afetada até cinco dias após a deteção do evento.
☀️🌡️#Europe faces a #heatwave this week. Many will turn to air conditioning to keep cool, placing high demand on energy resources.
Seasonal forecasts from the #Copernicus #Climate Change Service (#C3S) help businesses plan ahead…
➡️https://t.co/c7zOczhdkl pic.twitter.com/6i9caX0ZNn
— Copernicus ECMWF (@CopernicusECMWF) 23 de julho de 2019
O fumo dos fogos não afeta só a saúde como coloca em perigo as vidas daqueles que vivem nas zonas limítrofes dos fogos, porém podem ainda ser levados por milhares de quilómetros pelo vento, tendo assim um forte impacto na qualidade do ar. A frequência de grandes fogos tem vindo a aumentar, parte resultante das condições meteorológicas extremas devido às alterações climáticas, criando condições mais secas e quentes que se têm tornado no fator de maior risco. Adicionalmente, o impacto dos fogos é responsável por mais poluição que emissões industriais, pois produzem uma combinação venenosa de fuligem, dióxido de carbono, monóxido de carbono e pequenas quantidades de outros poluentes.
Tradicionalmente, a época de incêndios vai de Maio a Outubro com o seu pico de atividade entre Julho e Agosto. Os últimos eventos no Canadá, por exemplo, a CAMS foi capaz de detetar fumo a atravessar o Oceano Atlântico para a Europa numa questão de dias.
“Monitorizamos de perto a intensidade dos fogos e o seu fumo emitido”, refere Mark Parrington, Senior Scientist da CAMS. “Estes dados são importante para apoiar as organizações, empresas e indivíduos a planear atempadamente como combater os efeitos da poluição do ar, especialmente nas suas cidades.”
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.